v. 13 n. 1 (2022): Educação e espiritualidade
"Espiritualidade” é uma expressão cunhada na modernidade e que trata do despertar de um conjunto de sentimentos, conhecimentos e comportamentos humanos, capazes de gerar impactos na vida cotidiana por sua relação com o sagrado e com o mundo.
O ensino religioso nas escolas têm sido um dos mecanismos utilizados para o desenvolvimento da espiritualidade, sendo, no entanto, controverso, por centrar-se na crença religiosa, pautada no ensino confessional e interconfessional.
Face aos novos debates sobre as relações entre religião, religiosidades, fé e política, torna-se urgente, dentro do movimento de inclusão da diversidade, ampliar-se as discussões sobre uma “espiritualidade laica”, já cogitada por autores da filosofia, e capaz de atender, inclusive, a ateus e agnósticos.
Organizadores: Marco Aurélio Corrêa Martins (UNIRIO) e Valéria Cristina Lopes Wilke (UNIRIO)
Capa: Izabelle Silva dos Santos
Diagramação: Diego Omar da Silveira (UEA) e Paulo Sérgio Raposo da Silva (GRECOM-UFRN)
Revisão dos títulos e abstracts: Matheus Landau de Carvalho (UFJF)