Ensino Religioso e Religiosidade
perspectivas da terra das alterosas
Palavras-chave:
Ensino Religioso; Wolfgang Gruen; Minas Gerais; Currículo.Resumo
este artigo tem por objetivo investigar a contribuição de Wolfgang Gruen para o desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso em Minas Gerais. Nesse sentido, procurou-se inicialmente compreender Gruen enquanto sujeito histórico, para então detalhar sua proposta de Ensino Religioso antropológico e, então, identificar sua influência na formulação do Currículo Referência de Minas Gerais, adaptação regional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As informações necessárias foram elencadas a partir da análise de textos e gravações de áudio e vídeo. Percebe-se que a influência de Gruen conferiu ao Ensino Religioso em Minas Gerais uma perspectiva singular em relação à proposta original da BNCC.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. Pistis & Praxis. Curitiba, v. 13, n. 1, jan./abr. de 2021. pp. 497-522. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27879. Acesso em 29/12/2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em 29/12/2021.
BRASIL. Constituição (1946). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: 1946. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm . Acesso em 29/12/2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017a. Disponível em http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf.
Acesso em 29/12/2021.
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, 27 dez. 1961, p. 11429. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em 29/ 12/2021
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Apoio à implementação da BNCC– ProBNCC. Documento Orientador 2019. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/doc_orientador_probncc_2019.pdf. Acesso em 29/12/2021
BRASIL. Parecer do Conselho Nacional de Educação nº CP 2. Relator: Eduardo Deschamps. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dez. 2017, p. 41-44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.
Acesso em 29/12/2021.
CONGREGAÇÃO SALESIANA. Salesian Institutions of Higher Education, 2019. Disponível em: https://ius-sdb.com/quem-somos/congregacao-salesiana/?lang=pt-br. Acesso em 29/12/2021.
COSTA, Matheus Oliva da. Entrevista com Wolfgang Gruen sobre sua experiência com a primeira graduação de Ciência da Religião no Brasil. Numen. Juiz de Fora: UFJF, v. 21, n. 2, jul./dez. de 2018.pp. 306-316. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22137. Acesso em 29/12/2021.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso: retrato histórico de uma polêmica. CARVALHO, Carlos Henrique de; GONÇALVES NETO, Wenceslau (org.). Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX. Campinas: Alínea, 2010. pp. 11-50.
GRUEN, Wolfgang. Ciências da Religião numa sociedade multicultural. Horizonte. Belo Horizonte: PUC-Minas, v. 3, n. 6, jan./jun. de 2005. pp. 15-26. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/544. Acesso em 29/12/2021.
GRUEN, Wolfgang. Ensino Religioso. IV Colóquio REDECLID. Belo Horizonte, 2017. [Gravação particular]
GRUEN, Wolfgang. O “Ensino Religioso” na Escola Oficial: subsídio à reflexão. Atualização – Revista de Divulgação Teológica para o Cristão de Hoje. Belo Horizonte, n. 64/65, abr./maio de 1975. pp. 127-143.
GRUEN, Wolfgang. O “Ensino Religioso” na Escola Pública: subsídio à reflexão. Belo Horizonte: Instituto Central de Filosofia e Teologia – Universidade Católica de Minas Gerais, 1978 [Mimeo]. 23 p.
GRUEN, Wolfgang. O “Ensino Religioso” na Escola. Belo Horizonte: Instituto Central de Filosofia e Teologia – Universidade Católica de Minas Gerais, 1974 [Mimeo]. 11 p.
GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na escola. Petrópolis: Vozes, 1995.
GRUEN, Wolfgang. Wolfgang Gruen e o Ensino Religioso: história e concep-ções. IX Colóquio REDECLID. Belo Horizonte, 2021 [Gravação em edição].
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf. Acesso em 29/12/2021.
NIQUINI, Débora Pinto. A transposição didática e o contrato didático: para o professor – metodologias de ensino, para o aluno – a construção do conhecimento. Brasília: Petry, 1999.
PARANÁ. Secretaria de Educação e do Esporte. Referencial Curricular do Paraná. Curitiba: SEED, 2018. Disponível em http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em 29/12/2021
PITILLO, Silvana Assis Freitas. Os salesianos no Brasil: uma visão histórico-reflexiva de um discurso universalizante inconsistente. Tese (doutorado em História Social).Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2017. Disponível em http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21501. Acesso em 29/12/2021.
REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS. Diretrizes pedagógico-evangelizadoras da Rede Salesianas Brasil de Escolas. Brasília: Edebê Brasil, 2018. Disponível em http://www.salesiano.org.br/assets/jc/arquivos/_DiretrizesPedagogicoEvangelizadoras-RSB.pdf. Acesso em 29/12/2021.
RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. REVER. São Paulo: PUC-SP, ano 15, n. 2, jul./dez. de 2015. pp. 55-66. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26184 . Acesso em 09/02/2022.
SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas aproximações. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469820016. Acesso em 29/12/ 2021.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
SILVA, Antônio Francisco da. Idas e vindas do Ensino Religioso em Minas Gerais: a legislação e as contribuições de Wolfgang Gruen. Belo Horizonte: Segrac, 2017.
TILLICH, Paul. La dimensión perdida: indigencia y esperanza de nuestro tiempo. Bilbao, Espanha: Editorial Española Desclée de Brouwer, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).