Ensino Religioso e Religiosidade

perspectivas da terra das alterosas

Autores/as

  • Taciana Brasil Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Palabras clave:

Ensino Religioso; Wolfgang Gruen; Minas Gerais; Currículo.

Resumen

este artigo tem por objetivo investigar a contribuição de Wolfgang Gruen para o desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso em Minas Gerais. Nesse sentido, procurou-se inicialmente compreender Gruen enquanto sujeito histórico, para então detalhar sua proposta de Ensino Religioso antropológico e, então, identificar sua influência na formulação do Currículo Referência de Minas Gerais, adaptação regional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As informações necessárias foram elencadas a partir da análise de textos e gravações de áudio e vídeo. Percebe-se que a influência de Gruen conferiu ao Ensino Religioso em Minas Gerais uma perspectiva singular em relação à proposta original da BNCC.

DOi: https://doi.org/10.293227/256659.13.1-11

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Biografía del autor/a

Taciana Brasil, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Diretora de Educação Básica do FONAPER, gestão 2020-2022.

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Taciana Brasil. (2022). Ensino Religioso e Religiosidade: perspectivas da terra das alterosas. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 183–201. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2150

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade