Espiritualidades e formação humana

rumo à pluralização dos sentidos

Autores

  • Lis Paiva de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sandra Montenegro

Resumo

este artigo se volta para a busca das relações, implicações e tensionamentos entre a espiritualidade e o campo da formação humana. Partiu de uma dissertação de mestrado, especificamente da etapa de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Röhr (2012; 2013); Wilber (2000; 2006; 2020); Boff (1999; 2000); Betto e Boff (2010); Foucault (2004) e Hadot (2008; 2014). O objetivo foi sintetizar as propostas dos autores em torno da espiritualidade, das quais emergiram sentidos e implicações para a formação humana e para o campo da educação. Foram encontrados aproximações e distanciamentos entre as perspectivas, porém, em geral, não foi possível definir um conceito unívoco de espiritualidade que permeie a diversidade do campo. Propomos a pluralização onto-epistemológica do termo e do campo: espiritualidades. Com ela, assumimos uma ética de defesa da pluralidade de experiências das espiritualidades, em um sentido laico e enraizado no cotidiano, conectando transcendência e imanência.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-4

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Biografia do Autor

Lis Paiva de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE).

Sandra Montenegro

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernam-buco(UFPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/Núcleo de Educação e Espiritualidade e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UFPE. 

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

Lis Paiva de Medeiros, & Sandra Montenegro. (2022). Espiritualidades e formação humana: rumo à pluralização dos sentidos. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 67–86. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2143

Edição

Seção

Seção temática: educação e espiritualidade