Reginaldo Prandi e as religiões afro-brasileiras
50 anos de história
Palavras-chave:
Sociologia da religião, Religiões afro-brasileiras, Umbanda, Candomblé, África, Reginaldo PrandiResumo
Resenha do livro Brasil africano: deuses, seguidores, sacerdotes (2023), de autoria do professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) Reginaldo Prandi, que tem se dedicado ao estudo das dimensões simbólicas, políticas e ritualistas das religiões afro-brasileiras. O livro reúne 16 textos do pesquisador e comemora seu Jubileu de Ouro de Publicações, alguns deles assinados por ex-alunos e orientandos.
Downloads
Referências
PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras nas ciências sociais: uma conferência, uma bibliografia. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB-ANPOCS), n. 63, São Paulo, 2007, p. 7-30. Disponível em https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/300. Acesso no dia 15/02/2024.
PRANDI, Reginaldo. Brasil africano: deuses, sacerdotes, seguidores. 1. ed. São Paulo: Arché, 2023.
SOUZA, André Ricardo de. Reginaldo Prandi. In: LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos: sociólogos e sociólogas. Vol. 1. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021, p. 228-230.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).