Garrafada, oração e feitiço na Amazônia oriental: O caso de uma “curadora evangélica” / Magic Bottle, prayer and witchcraft in the eastern Amazon: The case of an “evangelical female healer”

Autores

  • Emerson José Sena da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dayana Dar'c Silva da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Religiosidade amazônica. Ritual terapêutico-mágico. Mulher Curadora.

Resumo

A partir de um caso de religiosidade na Amazônia Oriental – uma mulher evangélica anciã dotada de poderes espirituais de cura – o presente artigo discute algumas implicações entre natureza e cultura. Dona Ana é evangélica e possui um saber especializado que são as suas chamadas “garrafadas”, compostos que misturam tanto elementos medicinais como mágicos. Propomos como problema a relação entre os saberes tradicionais com plantas e as vivências e trajetórias religiosas. A primeira hipótese que levantamos foi a de que essa relação entre plantas, religião e magia é fundamental, possibilitando à curadora renda complementar, sentido de vida e reconhecimento simbólico e social. Como segunda hipótese, argumentamos que existem dois modos de articulação entre o uso mágico-terapêutico das ervas, quais sejam: a vivência religiosa e os saberes da tradição, repassados oralmente mediante processos de iniciação e cura. Usamos entrevistas semiestruturadas e observações de campo, interpretando como a curadora evangélica de Colares-PA articula, em sua vida, o saber sobre o uso das plantas e seus usos mágico-terapêuticos.

 

 

DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p5-38

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson José Sena da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Dayana Dar'c Silva da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

Silveira, E. J. S. da, & Silveira, D. D. S. da. (2017). Garrafada, oração e feitiço na Amazônia oriental: O caso de uma “curadora evangélica” / Magic Bottle, prayer and witchcraft in the eastern Amazon: The case of an “evangelical female healer”. PLURA, Revista De Estudos De Religião / PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(1, jan-jun), 5–38. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1438

Edição

Seção

Sessão Temática: Religião e Natureza / Thematic Section: Religion and Nature