Espiritualidades e formação humana

rumo à pluralização dos sentidos

Autores/as

  • Lis Paiva de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sandra Montenegro

Resumen

este artigo se volta para a busca das relações, implicações e tensionamentos entre a espiritualidade e o campo da formação humana. Partiu de uma dissertação de mestrado, especificamente da etapa de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Röhr (2012; 2013); Wilber (2000; 2006; 2020); Boff (1999; 2000); Betto e Boff (2010); Foucault (2004) e Hadot (2008; 2014). O objetivo foi sintetizar as propostas dos autores em torno da espiritualidade, das quais emergiram sentidos e implicações para a formação humana e para o campo da educação. Foram encontrados aproximações e distanciamentos entre as perspectivas, porém, em geral, não foi possível definir um conceito unívoco de espiritualidade que permeie a diversidade do campo. Propomos a pluralização onto-epistemológica do termo e do campo: espiritualidades. Com ela, assumimos uma ética de defesa da pluralidade de experiências das espiritualidades, em um sentido laico e enraizado no cotidiano, conectando transcendência e imanência.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-4

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lis Paiva de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE).

Sandra Montenegro

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernam-buco(UFPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/Núcleo de Educação e Espiritualidade e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UFPE. 

Citas

BETTO, Frei.; BOFF, Leonardo. Mística e espiritualidade. 6. ed. Petrópolis: Vozes. 2010.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Teologia e espiritualidade – observações metodológicas sobre a abordagem teológica da obra de Inácio de Loyola. Perspectiva teológica, v. 22, 1990. pp. 205-220. Disponível em http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/1359. Acesso em 30/01/2022.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela terra. 16. ed. Petrópolis:Vozes, 1999.

BOFF, Leonardo. Tempo de transcendência: O Ser Humano como Projeto Infinito. Rio de Janeiro: Sexante. 2000.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Ed. 34, 1992.

FREITAS, Alexandre Simão. A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v. 18, n. 53, jun.de 2013. pp. 325-338. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782013000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 17/12/2020.

FREITAS, Alexandre Simão. O “cuidado de si” como articulador de uma nova relação entre educação e espiritualidade. FREITAS, A. S.; FERREIRA, A. L.; POLICARPO JUNIOR, J.; SANTIAGO, M. B. N. Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. pp. 53-80.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.

HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

TONIOL, Rodrigo. O que faz a espiritualidade? Religião e Sociedade. Rio de Janeiro: ISER, v. 37, n. 2, dez. 2017. pp. 144-175. Disponível em https://www.scielo.br/j/rs/a/kWjzQhGZpHBkPtz5rRZb4BD/abstract/?lang=pt. Acesso em 30/ 01/2022.

PY, Fábio; PEDLOWSKI, Marcos A. Pentecostalização assentada no Assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ. Perspectiva Teológica. Belo Horizonte, v. 52, n. 3, set./dez. de 2020. pp. 829-852. Disponível em https://www.scielo.br/j/pteo/a/LMch3RcxnWhFyJYDRxW5BzM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 30/01/2022.

RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma com-preensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e educação. In: FREITAS, A. S.; FERREIRA, A. L.; POLICARPO JUNIOR, J.; SANTIAGO, M. B. N. Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 13-52.

WILBER, Ken. Espiritualidade integral: uma nova função para a religião neste início de milênio. São Paulo: Aleph, 2006.

WILBER, Ken. Estados e estruturas da consciência.São Paulo, 2020. Disponível em 24._estados_e_estruturas_de_consciência.pdf (ariraynsford.com.br). Acesso em 03/02/2021.

WILBER, Ken. Psicologia Integral. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Lis Paiva de Medeiros, & Sandra Montenegro. (2022). Espiritualidades e formação humana: rumo à pluralização dos sentidos. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 67–86. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2143

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade