Instruir, doutrinar e civilizar a infância

propostas para o ensino religioso protestante nas Escolas Primárias (1949)

Autores

  • Priscila de Araujo Garcez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Educação Metodista; Pedagogia Protestante.

Resumo

interpretar as intencionalidades doutrinárias, políticas e pedagógicas do impresso Compêndios de Ensino Religioso – Jesus o Melhor Amigo Programa para as Séries Primárias é o objetivo deste texto. Editado no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 1949, foi utilizado como material didático para o ensino religioso no Instituto de Educação, o qual se constituiu em mais uma ferramenta para o projeto de nacionalização do governo da época, em parceria com os ensinamentos doutrinários concernentes ao ensino religioso protestante. Por que os protestantes produziram um material para o ensino religioso nas escolas públicas se defendiam um Estado laico? Para analisar os conteúdos materiais e de ideias do impresso, realizamos pesquisa documental, sublinhando o papel deste material no projeto de civilização das crianças brasileiras e na história do ensino religioso nas escolas primárias daquela época.

DOI: https://doi.org/10.293227/256659.13.1-13

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Araujo Garcez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.

ALMEIDA, Rute Salviano. Vozes femininas no início do protestantismo brasileiro. São Paulo: Hagnos, 2014.

AZEVEDO, Fernando. A educação entre dois mundos: problemas, perspecti-vas, orientações. Obras Completas de Fernando de Azevedo, vol. XVI. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1958.

BASTOS, Maria Helena Camara. Impressos e cultura escolar – percursos da pesquisa sobre a imprensa estudantil no Brasil. In:

HERNÁNDEZ DÍAZ, José (Org.). La prensa de los escolares y Estudiantes – su contribuición al patrimônio histórico educativo. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015.

BRASIL, (1946). Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 18 de setembro de 1946. Diário Oficial. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

BRASIL (1931). Decreto Nº 19.941, de 30 de abril de 1931. Dispõe sobre a ins-trução religiosa nos cursos primário, secundário e normal. Câmara dos Deputados. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19941-30-abril-1931-518529-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 25 de setembro de 2021.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas: introdução, organização e seleção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Os mapas, atores e números da diversidade religiosa cristã brasileira: católicos e evangélicos entre 1940 e 2007. Revistas de Estudos da Religião – REVER. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

CHAMON, Magda. Trajetória de Feminização do Magistério: Ambiguidades e Conflitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COHEN, Ilka Stern. Diversificação e segmentação dos impressos. MARTINS, Ana Luisa; DE LUCA, Tania Regina. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

DECOL, René Daniel. Judeus no Brasil: explorando os dados censitários. RBCS. São Paulo: ANPOCS, vol. 16, n. 46, junho de 2001.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso. MARTINS, Ana Luisa; DE LUCA, Tania Regina. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador - Volume 1: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

FAITHFUL, Susan Anderson(et. al.). “Uma missão para civilizar”: a visão de educação popular do Sindicato de Mães Anglicanas e da Sociedade de Amigas das Moças (1886-1926). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 12, n. 1 (28), jan./abr. 2012. pp. 15-44.

GARCEZ, Priscila de Araujo. A fé pelas palavras: trajetória de Judith Tranjan na educação metodista. Dissertação (mestrado em Educação).Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

GARCEZ, Priscila de Araujo; Priscila de Araujo. “Experiências num grande laboratório”: um olhar sobre o Instituto de Educação a partir das memórias de formação e práticas pedagógicas de Judith Tranjan. NASCIMENTO, Jussara Cassiano; COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral (org.). Instituições escolares: memórias e narrativas. Curitiba: CRV, 2021.

LEONARDI, Paula. Educação e catolicismo. Pensar a Educação em Revista. Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 4, out./dez. de 2016. pp. 03-23.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Introdução ao estudo da Nova Escola: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

MESQUIDA, Peri. Hegemonia norte-americana e educação protestante no Brasil: um estudo de caso. São Bernardo do Campo: EDITEO, 1994.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves (org). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho. Palavras impressas, circulação de ideias: um olhar sobre a coleção Folhetos Evangélicos. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristõvão/SE, 2012.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino: concepções e organização do repertório português. BASTOS, Maria Helena Câmara;

CATANI, Denise Barbara (org.). Educação em revista: a imprensa e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

OLIVEIRA, Priscila Maira de. A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a coleção Biblioteca de Educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrianos e por Lourenço Filho. Dissertação (mestrado em Educação). Araraquara: UNESP, 2011.

RANQUETAT JUNIOR, César. A. Religião em sala de aula: o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. In: CSOnline –Revista Eletrônica de Ciências Sociais. Juiz de Fora: UFJF, n. 01,2007. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/indexphp/csonline/article/view/17037.

REILY, Duncan A. Metodismo Brasileiro e Wesleyano: reflexões históricas sobre a autonomia.São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1981.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Luiz Eduardo Prates da. Metodismo e Educação: Uma introdução ao estudo das “Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista” a partir dos contextos de sua elaboração. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2004.

SOUZA, Rodrigo Augusto; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.35, set. de 2009. pp. 160-173.

SOUZA, Rodrigo Augusto. A filosofia de John Dewey e a epistemologia pragmatista. Revista Redescrições – Revista On Line do GR de pragmatismo e filosofia norte-americana. Ano 2, n. 1, 2010.

VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio dos. A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, ano XIII, n. 2, mai./ago. de 2007.

XAVIER, Libânia Nacif. Para Além do Campo Educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

Acervo Basileia de Documentos do Protestantismo

Jornal O Christão, 15/06/1931.

Arquivo pessoal da autora

Compêndios de Ensino Religioso – Jesus o Melhor Amigo – Programa para as Sé-ries Primárias. Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1949.

Downloads

Publicado

14-07-2022

Como Citar

Priscila de Araujo Garcez. (2022). Instruir, doutrinar e civilizar a infância: propostas para o ensino religioso protestante nas Escolas Primárias (1949). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 218–238. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2153

Edição

Seção

Seção temática: educação e espiritualidade