Instruir, doutrinar e civilizar a infância

propostas para o ensino religioso protestante nas Escolas Primárias (1949)

Autores/as

  • Priscila de Araujo Garcez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Palabras clave:

Ensino Religioso; Educação Metodista; Pedagogia Protestante.

Resumen

interpretar as intencionalidades doutrinárias, políticas e pedagógicas do impresso Compêndios de Ensino Religioso – Jesus o Melhor Amigo Programa para as Séries Primárias é o objetivo deste texto. Editado no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 1949, foi utilizado como material didático para o ensino religioso no Instituto de Educação, o qual se constituiu em mais uma ferramenta para o projeto de nacionalização do governo da época, em parceria com os ensinamentos doutrinários concernentes ao ensino religioso protestante. Por que os protestantes produziram um material para o ensino religioso nas escolas públicas se defendiam um Estado laico? Para analisar os conteúdos materiais e de ideias do impresso, realizamos pesquisa documental, sublinhando o papel deste material no projeto de civilização das crianças brasileiras e na história do ensino religioso nas escolas primárias daquela época.

DOI: https://doi.org/10.293227/256659.13.1-13

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Biografía del autor/a

Priscila de Araujo Garcez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ.

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Arquivo pessoal da autora

Compêndios de Ensino Religioso – Jesus o Melhor Amigo – Programa para as Sé-ries Primárias. Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1949.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Priscila de Araujo Garcez. (2022). Instruir, doutrinar e civilizar a infância: propostas para o ensino religioso protestante nas Escolas Primárias (1949). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 218–238. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2153

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade