Inteligência espiritual e educação para a paz
Palavras-chave:
Inclusão social; Inteligência espiritual; Espiritualidade; Educação para a paz.Resumo
este trabalho objetiva a apresentação do tema educação para a paz, a partir da perspectiva da contribuição da espiritualidade para a inclusão social da diversidade no cotidiano escolar e na sociedade. Definem-se os conceitos de espiritualidade e de inteligência espiritual, compatíveis com habilidades de autoconhecimento e socioafetivas, a partir de uma abordagem não-religiosa. Consideram-se aspectos da biologia da crença que sinalizam a existência de uma natureza humana direcionada ao desenvolvimento da inteligência espiritual. Como conclusão tem-se que a inteligência espiritual contribui para a educação para a paz, minimizando dinâmicas de patologias sociais, como a discriminação e o racismo.
Downloads
Referências
ALENCAR, Lucileide Leila Tavares Vale; JESUÍNO, Filipe Menezes; SILVA, Arnislane; SANTOS, Michelle Steiner. A importância da Espiritualidade como construtora do processo de individuação. Revista Pró-UniverSUS, v. 12, n. 1, Vassouras, 2021, p. 94-99.
BASTOS, Cecília. Meditação e yoga nas camadas médias do Rio de Janeiro: análise do campo nos estudos da BhagavadGita. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB: Religare, v. 16, n. 2. Paraíba, 2019. P. 659-691.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018.
CABRAL, João Robson. Diálogo entre teístas e ateus na perspectiva de André Comte-Sponville. Revista Interdisciplinar de Filosofia e Teologia: Dialogando. v. 1, n. 2. Quixadá, 2016, p. 37-53.
CAETANO, Allan Felippe Rodrigues; FERREIRA, Francisco Rômulo Monte. Neurônios espelho: reflexos de uma reflexão. Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia, v. 13, n. 2, São Paulo, 2018, p. 147-168.
CERQUEIRA, Daniel. Atlas da Violência 2021/Daniel Cerqueira et al. São Paulo: FBSP, 2021.
COMTE-SPONVILLE, André. O espírito do ateísmo: introdução a uma espiritualidade sem Deus. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2007.
CORBÍ, Mariá. Para uma espiritualidade leiga: sem crenças, sem religiões, sem deuses.Tradução de Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Paulus, 2010.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Sextante, 1996.
INTELIGÊNCIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto, 7Graus, 2021. Disponível em https://www.dicio.com.br/inteligencia. Acesso em: 20/02/2020.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 20, São Paulo, 2005, p. 10-30.
MARALDI, Everton de Oliveira; MARTINS, Leonardo Breno. Contribuições da psicologia evolucionista e das neurociências para a compreensão das crenças e experiências religiosas. Revista de Estudos da Religião, v. 17, n. 1. São Paulo, 2017, p. 40-69.
PAIVA, Geraldo José de. Psicologia cognitiva e religião. Revista de Estudos da Religião, v. 7, n. 1. São Paulo, 2007, p. 183-191.
Saúde Mental dos Adolescentes. Organização Panamericana de Saúde, 2020. Disponível em https://www.paho.org/pt/brasil. Acesso em 28/12/2020.
SÁ, Lorena Bandeira Melo; AQUINO, Thiago Antônio. A espiritualidade e o sentido de vida a partir do discurso do sujeito coletivo ateu. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral. v. 9, n. 1, Curitiba, 2017, p. 221-241.
SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian. (Org.) Neoliberalismo: como gestão do sofrimento psíquico. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SILVA, Lauren Manuela de Paula; GOTO, Tommy Akira. Psicologia e espiritualidade na produção científica brasileira. Revista de Estudos e Pesquisa da Religião: Lumen, v. 23, n. 2, Juiz de Fora, 2020, p. 39-49.
SOARES, Adriana Maria Ricoy; OLIVEIRA, Celina Pires do Rio. Neurônios espelhos na aprendizagem social e comportamental na educação infantil: uma análise transdisciplinar da imitação e da empatia sob a perspectiva neurocientífica. Revista do Curso de Pedagogia da FUMEC: Paidéia, v. 8, n. 20, Belo Horizonte, 2018, p. 89-107.
SOEIRO, Cristina; GONÇALVES, Rui Abrunhosa. O estado da arte do conceito da psicopatia.Revista Análise Psicológica, v. 28, n. 1. Lisboa, 2010, p. 227-240.
ZOHAR, Danah; MARSHAL, Ian. Inteligência espiritual – QS: aprenda a desenvolver a inteligência que faz a diferença. Tradução de Ruy Jungmann. 8. ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).