Inteligência espiritual e educação para a paz

Autores/as

  • Luciana Silva Torres Matsushita Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO

Palabras clave:

Inclusão social; Inteligência espiritual; Espiritualidade; Educação para a paz.

Resumen

este trabalho objetiva a apresentação do tema educação para a paz, a partir da perspectiva da contribuição da espiritualidade para a inclusão social da diversidade no cotidiano escolar e na sociedade. Definem-se os conceitos de espiritualidade e de inteligência espiritual, compatíveis com habilidades de autoconhecimento e socioafetivas, a partir de uma abordagem não-religiosa. Consideram-se aspectos da biologia da crença que sinalizam a existência de uma natureza humana direcionada ao desenvolvimento da inteligência espiritual. Como conclusão tem-se que a inteligência espiritual contribui para a educação para a paz, minimizando dinâmicas de patologias sociais, como a discriminação e o racismo.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-7

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Biografía del autor/a

Luciana Silva Torres Matsushita, Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO

Administradora Industrial (CEFET/RJ). Mestre em Administração Pública pela EBAPE da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professora da Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO.

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Luciana Silva Torres Matsushita. (2022). Inteligência espiritual e educação para a paz. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 117–130. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2146

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade