De pentecostes ao pentecostalismo: reflexões possíveis para a construção de sentido da experiência brasileira / From Pentecost to Pentecostalism: possible reflections to build a sense of the Brazilian experience

Autores

  • Leandro M. Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva De Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Haudrey Germiniani Calvelli Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Pentecostalismo. Neopentecostalismo. Trajetória. Sentido.

Resumo

O texto a seguir construiu uma abordagem histórica acerca do fenômeno pentecostal, com especial atenção em sua trajetória e sentido para o Brasil. Saindo do lugar-comum, investigaram-se os antecedentes desse acontecimento, os seus desdobramentos ao longo dos séculos e a reunião das condições sócio-históricas necessárias que permitiram o advento do que se convencionou chamar pentecostalismo moderno. No bojo desse acontecimento, surge a experiência brasileira conduzida em sua primeira fase integralmente por estrangeiros. Nesse ponto, tentou-se refletir a respeito dos elementos que propiciaram a abertura do Brasil a essa tendência religiosa. Por fim, foram passadas em revista as três fases do movimento, as quais compreendem uma linha temporal que vai dos anos 1950 até os dias atuais.

 

DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p119-149

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro M. Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Direto, Bacharelando em Ciências Sociais. Pós-graduado em Políticas Públicas para Gênero e Raça e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal de Viçosa.

Maria das Dores Saraiva De Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá.

Haudrey Germiniani Calvelli, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006).  Pós-doutora (PNPD/CAPES) em Relações de Gênero na Agricultura Familiar pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

23-10-2017

Como Citar

Oliveira, L. M., De Loreto, M. das D. S., & Calvelli, H. G. (2017). De pentecostes ao pentecostalismo: reflexões possíveis para a construção de sentido da experiência brasileira / From Pentecost to Pentecostalism: possible reflections to build a sense of the Brazilian experience. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(1, jan-jun), 119–149. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1426

Edição

Seção

Artigos de temática livre