Spiritual intelligence and education for peace

Authors

  • Luciana Silva Torres Matsushita Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO

Keywords:

Social inclusion; Spiritual intelligence. Spirituality. Education for peace.

Abstract

este trabalho objetiva a apresentação do tema educação para a paz, a partir da perspectiva da contribuição da espiritualidade para a inclusão social da diversidade no cotidiano escolar e na sociedade. Definem-se os conceitos de espiritualidade e de inteligência espiritual, compatíveis com habilidades de autoconhecimento e socioafetivas, a partir de uma abordagem não-religiosa. Consideram-se aspectos da biologia da crença que sinalizam a existência de uma natureza humana direcionada ao desenvolvimento da inteligência espiritual. Como conclusão tem-se que a inteligência espiritual contribui para a educação para a paz, minimizando dinâmicas de patologias sociais, como a discriminação e o racismo.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-7

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Silva Torres Matsushita, Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO

Administradora Industrial (CEFET/RJ). Mestre em Administração Pública pela EBAPE da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professora da Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO.

References

ALENCAR, Lucileide Leila Tavares Vale; JESUÍNO, Filipe Menezes; SILVA, Arnislane; SANTOS, Michelle Steiner. A importância da Espiritualidade como construtora do processo de individuação. Revista Pró-UniverSUS, v. 12, n. 1, Vassouras, 2021, p. 94-99.

BASTOS, Cecília. Meditação e yoga nas camadas médias do Rio de Janeiro: análise do campo nos estudos da BhagavadGita. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB: Religare, v. 16, n. 2. Paraíba, 2019. P. 659-691.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018.

CABRAL, João Robson. Diálogo entre teístas e ateus na perspectiva de André Comte-Sponville. Revista Interdisciplinar de Filosofia e Teologia: Dialogando. v. 1, n. 2. Quixadá, 2016, p. 37-53.

CAETANO, Allan Felippe Rodrigues; FERREIRA, Francisco Rômulo Monte. Neurônios espelho: reflexos de uma reflexão. Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia, v. 13, n. 2, São Paulo, 2018, p. 147-168.

CERQUEIRA, Daniel. Atlas da Violência 2021/Daniel Cerqueira et al. São Paulo: FBSP, 2021.

COMTE-SPONVILLE, André. O espírito do ateísmo: introdução a uma espiritualidade sem Deus. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2007.

CORBÍ, Mariá. Para uma espiritualidade leiga: sem crenças, sem religiões, sem deuses.Tradução de Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Paulus, 2010.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Sextante, 1996.

INTELIGÊNCIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto, 7Graus, 2021. Disponível em https://www.dicio.com.br/inteligencia. Acesso em: 20/02/2020.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 20, São Paulo, 2005, p. 10-30.

MARALDI, Everton de Oliveira; MARTINS, Leonardo Breno. Contribuições da psicologia evolucionista e das neurociências para a compreensão das crenças e experiências religiosas. Revista de Estudos da Religião, v. 17, n. 1. São Paulo, 2017, p. 40-69.

PAIVA, Geraldo José de. Psicologia cognitiva e religião. Revista de Estudos da Religião, v. 7, n. 1. São Paulo, 2007, p. 183-191.

Saúde Mental dos Adolescentes. Organização Panamericana de Saúde, 2020. Disponível em https://www.paho.org/pt/brasil. Acesso em 28/12/2020.

SÁ, Lorena Bandeira Melo; AQUINO, Thiago Antônio. A espiritualidade e o sentido de vida a partir do discurso do sujeito coletivo ateu. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral. v. 9, n. 1, Curitiba, 2017, p. 221-241.

SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian. (Org.) Neoliberalismo: como gestão do sofrimento psíquico. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SILVA, Lauren Manuela de Paula; GOTO, Tommy Akira. Psicologia e espiritualidade na produção científica brasileira. Revista de Estudos e Pesquisa da Religião: Lumen, v. 23, n. 2, Juiz de Fora, 2020, p. 39-49.

SOARES, Adriana Maria Ricoy; OLIVEIRA, Celina Pires do Rio. Neurônios espelhos na aprendizagem social e comportamental na educação infantil: uma análise transdisciplinar da imitação e da empatia sob a perspectiva neurocientífica. Revista do Curso de Pedagogia da FUMEC: Paidéia, v. 8, n. 20, Belo Horizonte, 2018, p. 89-107.

SOEIRO, Cristina; GONÇALVES, Rui Abrunhosa. O estado da arte do conceito da psicopatia.Revista Análise Psicológica, v. 28, n. 1. Lisboa, 2010, p. 227-240.

ZOHAR, Danah; MARSHAL, Ian. Inteligência espiritual – QS: aprenda a desenvolver a inteligência que faz a diferença. Tradução de Ruy Jungmann. 8. ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2020.

Published

2022-07-14

How to Cite

Luciana Silva Torres Matsushita. (2022). Spiritual intelligence and education for peace. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 117–130. Retrieved from https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2146

Issue

Section

Thematic Section: education and spirituality