A educação da espiritualidade

coaching, cristianismo e regulação da imanência

Autores

  • Taylor de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Espiritualidade; Coaching; Cristianismo; Educação da espiritualidade.

Resumo

em um curso denominado Inteligência Emocional,ofertado por uma igreja evangélica de Porto Alegre, técnicas de coaching são acionadas no intuito de estimular o “amadurecimento da espiritualidade” e a “gestão das emoções” dos participantes.Com base em uma pesquisa etnográfica, abordo neste artigoas formas pelas quais se desenvolveu no curso uma educação da espiritualidadesui generis. Esta noção de espiritualidade esteve no centro das articulações que concatenaram técnicas de coaching com intervenções rituais, configurando um coaching de corte cristão. Tal como praticada no curso, a educação da espiritualidade revela a importância de um regime de regulação da imanênciapara a estabilização detensões teológicas envolvendo dicotomias como imanência/transcendência e antropocentrismo/cristocentrismo.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-8

 

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Biografia do Autor

Taylor de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS). Bolsista de doutorado da CAPES.

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

Taylor de Aguiar. (2022). A educação da espiritualidade: coaching, cristianismo e regulação da imanência. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 131–154. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2147

Edição

Seção

Seção temática: educação e espiritualidade