Notas sobre os saberes espirituais do povo Tentehar
Palavras-chave:
Espiritualidade; Tentehar-Guajajara; Maranhão.Resumo
este artigo discute alguns aspectos da espiritualidade indígena a partir da observação do povo Tentehar, mais conhecido como Guajajara, mas dialoga com algumas vozes de intérpretes da cosmovisão dos povos originários. A questão central é inquirir a existência de uma perspectiva de espiritualidade integrativaimbricada com contextos de lutas históricas e cotidianas. Para isso, utilizam-se depoimentos disponíveis em páginas da internet e na literatura especializada, bem como pesquisa histórica e empírica sobre os Tentehar do Maranhão.Conclui-se que a espiritualidade indígena está imbricada com a dimensão existencial, cultural, social e política dos povos originários.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Emerson Rubens Mesquita. A política vai à festa: sagacidade e estratégia tentehar nas relações interétnicas. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
APIB. ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. A mãe terra enfrenta dias sombrios. Assembleia de Resistência indígena – Carta final, 2020a. Disponível em https://apiboficial.org/2020/05/10/carta-final-da-assembleia-de-resiste%cc%82ncia-indigena/. Acesso em 15/07/2021a.
APIB. ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Carta da VI Assembleia da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA, 05 de março de 2020b. Disponível em https://apiboficial.org/2020/03/05/carta-da-vi-assembleia-da-coordenacao-das-organizacoes-e-articulacoes-dos-povos-indigenas-do-maranhao-coapima/. Acesso em 16/07/2021b.
BARAGWANATHA, Kathryn; BAY, Ella. Collective propertyrights reducede forestation in the Brazilian Amazon. Proceedings of the National Academy of Sciences. (PNAS), EUA, v. 111, n. 34, p. 20495-20502, ago. de 2020. Disponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/117/34/20495.full.pdf. Acesso em 30/08/2021.
CAFÉ TEOLÓGICO. Espiritualidade e cosmovisão das mulheres indígenas. ONG Católicas pelo Direito de Decidir, 2021. Disponível em https://youtu.be/sKxOlKKoaUU . Acesso em 12/09/2021.
DIÁLOGOS ECUMÊNICOS E INTER-RELIGIOSOS. Espiritualidade indígena. Coordenadoria Ecumênica de Serviço. Disponível em https://youtu.be/jABixmNZt-A. Acesso em 12/09/2021.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CHAMORRO, Graciela. A espiritualidade guarani: uma teologia ameríndia da palavra. São Leopoldo: Sinodal, 1998.
CUSTÓDIO, Maria Aparecida Corrêa. Missão capuchinha e resistência tentehar: releituras do Conflito de Alto Alegre. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 50, n. 175.2020.pp. 316-342.
EVERTON, Carlos Eduardo Penha. “Hoje e amanhã celebrai a história para encarnar-vos no povo”: os embates de memória sobre o conflito de Alto Alegre. Dissertação (Mestrado Profissional em História, Ensino e Narrativas). São Luís: UEMA, 2016.
FIORENZA, Elisabeth S. Andando no caminho da sabedoria. Concilium. Petrópolis: Vozes, v. 288, n. 5, 2000. pp. 05-08.
IPES. INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS do Estado do Maranhão. O massacre de Alto Alegre. São Luís, 1981.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Compa-nhia das Letras, 2020.
LOPES FILHO, Alderico. História de vida de uma liderança Tentehar-Guajajara na Terra Indígena Bacurizinho (Aldeia Cocal Grande, Grajaú – Maranhão). Monografia (Graduação em Pedagogia).Imperatriz: UFMA, 2018.
MONIOT, Henri. A história dos povos sem história. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (orgs.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1995. pp. 99-112.
NA FORÇA DA SABEDORIA: espiritualidades feministas de luta. Concilium. Petrópolis: Vozes,v. 288, n. 5, 2000.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guajajara. Acesso em 16/07/2021.
SCOTT, James C. A dominação e a arte da resistência: discursos ocultos. Lisboa: Letra Livre, 2013.
SILVA, Leandro Araújo da. Fronteiras em movimento: resistências, protago-nismos e lideranças indígenas na Amazônia maranhense. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Imperatriz: UFMA, 2021.
WAGLEY, Charles; GALVÃO, Eduardo. Os índios Tenetehar: uma cultura em transição. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1955.
ZANNONI, Claudio. Wiriripiterereipaw (a Lagoa das Bordunas): o conflito nos Tenetehara da região de Barra do Corda – MA. São Luís. Monografia de graduação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 1995.
ZANNONI, Claudio. Manipulação do conflito pelos Tenetehara do Maranhão. Dissertação (mestrado em Sociologia). Araraquara: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 1998a.
ZANNONI, Claudio. O “massacre de Alto Alegre” na imprensa maranhense. VV.AA. História e Sociologia. São Luís, Imprensa Universitária, 1998b. pp. 101-119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).