Linguagem no Ensino Religioso
chaves de leitura para compreender a influência do pensamento antropológico de Wolfgang Gruen
Palavras-chave:
Ensino Religioso; Wolfgang Gruen; Linguagem; Religiosidade.Resumo
o Ensino Religioso, componente curricular, legalmente reconhecido, passou por diferentes nomenclaturas e sistematizações no Brasil. Desde a concepção confessional e catequética, passando pela formação de valores cristãos até a mudança paradigmática proposta por Wolfgang Gruen por meio do uso da linguagem, da metodologia adequada ao ambiente escolar e da formação de educadores. Gruen destacou a libertação pela linguagem, instigando-nos a perguntar: quais as chaves de leitura para compreender a influência do pensamento antropológico de Wolfgang Gruen na definição da linguagem mais apropriada ao Ensino Religioso? Optou-se pela pesquisa bibliográfica, percorrendo a produção acadêmica do autor visando compreender que linguagem é essa. Essa investigação constatou que a definição de religiosidade como objeto de conhecimento do Ensino Religioso, no pensamento de Wolfgang Gruen, definiu a linguagem da religiosidade, ou seja, a linguagem de fora, como a mais apropriada ao ambiente escolar.
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