Linguagem no Ensino Religioso

chaves de leitura para compreender a influência do pensamento antropológico de Wolfgang Gruen

Autores

  • Giseli do Prado Siqueira Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Wolfgang Gruen; Linguagem; Religiosidade.

Resumo

o Ensino Religioso, componente curricular, legalmente reconhecido, passou por diferentes nomenclaturas e sistematizações no Brasil. Desde a concepção confessional e catequética, passando pela formação de valores cristãos até a mudança paradigmática proposta por Wolfgang Gruen por meio do uso da linguagem, da metodologia adequada ao ambiente escolar e da formação de educadores. Gruen destacou a libertação pela linguagem, instigando-nos a perguntar: quais as chaves de leitura para compreender a influência do pensamento antropológico de Wolfgang Gruen na definição da linguagem mais apropriada ao Ensino Religioso? Optou-se pela pesquisa bibliográfica, percorrendo a produção acadêmica do autor visando compreender que linguagem é essa. Essa investigação constatou que a definição de religiosidade como objeto de conhecimento do Ensino Religioso, no pensamento de Wolfgang Gruen, definiu a linguagem da religiosidade, ou seja, a linguagem de fora, como a mais apropriada ao ambiente escolar.

DOI: https://doi.org/10.293227/256659.13.1-10

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Biografia do Autor

Giseli do Prado Siqueira, Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé, mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Departamento de Ciências da Religião e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).        

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

Giseli do Prado Siqueira. (2022). Linguagem no Ensino Religioso: chaves de leitura para compreender a influência do pensamento antropológico de Wolfgang Gruen. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 170–182. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2149

Edição

Seção

Seção temática: educação e espiritualidade