Concepções de espiritualidade na educação de jovens e adolescentes
uma revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
Espiritualidade, Educação, Revisão integrativaResumo
Com o propósito de identificar as diferentes concepções de espiritualidade nos estudos atuais e, principalmente, no contexto educacional, foi realizada uma revisão integrativa tendo como base pesquisas publicadas nos bancos de dados bibliográficos: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Scientific Electronic Library Online – SciELO, no período que abrange os anos de 2004 a 2018. A categorização, constatou a existência de cinco concepções distintas de espiritualidade: 1) Espiritualidade como fator protetivo; 2) Espiritualidade como parte do ser integral; 3) Espiritualidade como sentido da vida; 4) Espiritualidade como um valor e; 5) Espiritualidade em relação com a religiosidade. Apesar de as pesquisas apresentarem focos distintos, elas não apresentam uma divergência. Apenas há uma mudança de ênfase em uma ou outra particularidade que envolva a espiritualidade. Também ficou evidente que existe alguma distinção entre religiosidade e espiritualidade, embora haja uma estreita relação entre as duas concepções.
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