Education and spirituality

an integrative review of the literature

Authors

Keywords:

Spirituality, Education, Integrative review

Abstract

In order to identify the different conceptions of spirituality in current studies, an integrative review was carried out based on research published in the bibliographic databases: Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Scientific Electronic Library Online - SciELO, in the period that covers the years 2004 to 2018. The categorization found the existence of five distinct conceptions of spirituality: 1) Spirituality as a protective factor; 2) Spirituality as part of the integral being; 3) Spirituality as the meaning of life; 4) Spirituality as a value and; 5) Spirituality in relation to religiosity. Although the researches present different focuses, they do not present a divergence. There is only a change of emphasis in one or another particularity that involves spirituality. It was also evident that there is some distinction between religiosity and spirituality, although there is a close relationship between the two conceptions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrick Vieira Ferreira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutorando em Educação pela PUC-SP, Doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pela UMESP, possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste e graduação em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. E-mail: prpatrickvf@gmail.com             

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifical Catholic University of São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: veraplacco7@gmail.com

References

ALVES, E. D. S. Sentidos e práticas da formação humana na adolescência: compreendendo um programa de educação emocional para a prevenção da violência. 2015. 300 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16029>. Acesso em: 18 dez 2023.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Papirus editora, 2013a.

ARAÚJO, M. P. Jovens católicos e a jornada mundial da juventude: religiosidade e o catolicismo na cidade de Campos dos Goytacazes. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Goytacazes, RJ. Disponível em: <https://encurtador.com.br/wxJS2>. Acesso em: 18 dez 2023.

BARRETO, J. B. O. Religiosidade/espiritualidade e valores em adolescentes do Distrito Federal. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1848>. Acesso em: 18 dez 2023.

BERTOLI, N. D. F. Juventude e religiosidade evangélica na cidade de Campos dos Goytacazes: singularidades em torno de jovens moradores de favelas. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ. Disponível em: <https://encurtador.com.br/pAPY1>. Acesso em: 18 dez 2023.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método de revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, maio/ago., 2011.

CARVALHO, M. A. D. Espiritualidade em sala de aula. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG. Disponível em: <https://encurtador.com.br/pBEY9>. Acesso em: 18 dez. 2023.

COUTINHO, R. Z.; MIRANDA-RIBEIRO, P. Religião, religiosidade e iniciação sexual na adolescência e juventude: lições de uma revisão bibliográfica sistemática de mais de meio século de pesquisas. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 2, jul./dez., p. 333-365, 2014. Disponível em: <https://shre.ink/mMcf>. Acesso em: 18 dez 2023.

FERNANDES, S. R. A. Entre tensões e escolhas, um olhar sociológico sobre jovens na vida religiosa. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 26, n. 3, Set.-Dez., p. 663-684, 2011.

FLORES, C. G. D. C. Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso. 2016. p. 91 Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário La Salle, Canoas. Disponível: <https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.5>. Acesso em: 18 dez 2023.

FRANKL, V. E. El hombre doliente: fundamentos antropológicos de la psicoterapia. Barcelona, Espanha: Herder Editorial, 2010.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 2016.

FRANKL, V. E. A presença ignorada de Deus. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 43 ed. São Leopoldo: Sinodal, 2018.

GOMES, U. B. Religiosidade na escola: afirmações e silenciamentos. 2014. 143 f. Dissertação (Mestre em Educação) Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias. Disponível em: <http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10170>. Acesso em: 18 dez 2023.

GOULART, D. A. Religião, juventude e trabalho social: processos identitários na agência missionária evangélica JOCUM. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Faculdade de Filosofias e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/88738>. Acesso em: 18 dez 2023.

GORZONI, Sílvia de Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa [online]. 2017, v. 47, n. 166, pp. 1396-1413. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053144311>. Acesso em: 22 ago 2022.

HERTZ, B. R. A herança judaica na vida e obra de Viktor Emil Frankl. Curitiba: Juruá, 2011.

LARROSA, S. M. R. As contribuições da espiritualidade e da pastoral católicas no desenvolvimento da resiliência, em jovens de 18 a 29 anos. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em Teologia) Programa de Pós-graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo. Disponível em: <http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/188>. Acesso em: 18 dez 2023.

LUZ, J. M. O.; MURTA, S. G.; AQUINO, T. A. A. Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para promoção de sentido da vida em adolescentes. Temas em Psicologia, v. 25, n. 4, Dez., p. 1795-1811, 2017.

MARTINS, T. C. D. S. Juventude, educação escolar e sentido de vida: um estudo a partir dos projetos educacionais no Ensino Médio. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP. Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134>. Acesso em: 18 dez 2023.

MENESES, A. F. S. Sexo e religião: um estudo sobre práticas sexuais pré-maritais entre jovens evangélicos. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE. Acesso em: <https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5979>. Acesso em: 18 dez 2023.

MONDIN, B. Os valores fundamentais. Bauru, SP: Edusc, 2005

MORAES, A. D. D. Um estudo sobre a espiritualidade nas ações pedagógicas dos professores. 2011. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615988>. Acesso em: 18 dez 2023.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Brasília, DF: UNESCO, 2000.

OLIVEIRA, M. D. G. F. D. Espiritualidade e Currículo: a voz dos professores de uma escola confessional no Estado do Piauí. 2012. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9682>. Acesso em: 18 dez 2023.

PELLIZZER, C. S. R. Tempos de diálogo: o olhar dos jovens sobre suas experiências no Ensino Médio integrado do IFRS. 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade Caxias do Sul, Caxias do Sul. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1792>. Acesso em: 18 dez 2023.

RAMIREZ, R. E. Perfil dos valores juvenis contemporâneos: uma análise comparativa entre escolas particulares e públicas da capital e do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2008. 131 f. Dissertação (Mestre em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2141>. Acesso em: 18 dez 2023.

ROCHA, D. L. D. S. O resgate da espiritualidade na educação: reflexões a partir de uma perspectiva holística. In: II Congresso Nacional da Área de Educação e IV Educere. Curitiba, PR: 1-15 p. 2004.

RÖHR, F. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da educação. Pro-posições, v. 18, n. 1 (52), p. 51-70, jan./abr. 2007.

RÖHR, F. Espiritualidade e formação humana. POIÉSIS, v. 4, p. 16, 2011-11-22 2011.

RÖHR, F.; LEAL, A. L.; POLICARPO JÚNIOR, J. Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana. Conjectura, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010.

SAWATZKY, R.; GADERMANN, A.; PESUT, B. An investigation of the relationships between spirituality, health status and quality of life in adolescents. Applied Research in Quality of Life, v. 4, n. 1, p. 5-22, 2009.

SANTOS, E. C. Comportamento sexual e religiosidade: um estudo com jovens brasileiros. 2008. 129 f. Tese (Doutor em Psicologia). Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, RS. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/13113>. Acesso em: 18 dez 2023.

SCUSSEL, M. A. Religiosidade humana e fazer educativo. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3829>. Acesso em: 18 dez. 2023.

SILVA, J. B. D.; SILVA, L. B. D. Relação entre religião, espiritualidade e sentido da vida. Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, v. 3, n. 2, p. 203-215, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2VWbeXN>. Acesso em: 13 mar. 2019.

SILVA, Roberta de Paiva et al. Relação entre bem-estar espiritual, características sociodemográficas e consumo de álcool e outras drogas por estudantes. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 62, p. 191-198, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0047-20852013000300003>. Acesso em: 18 dez 2023.

SILVA, S. C. R. D. A espiritualidade na perspectiva transpessoal: contribuições para repensar o sujeito da educação. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16769>. Acesso em: 18 dez 2023.

SILVA, V. V. D. Religiosidade juvenil em movimento: um estudo de caso batista regular. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/952>. Acesso em: 18 dez 2023.

SOFIATI, F. M. Religião e Juventude: os jovens carismáticos. 2009. 225 Tese (Doutorado em Sociologia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://encurtador.com.br/wxN04>. Acesso em: 18 dez 2023.

TACELI, I. C. Religiosidade e valores em adolescentes de uma cidade do triângulo mineiro. 2014. 223 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1832>. Acesso em: 18 dez 2023.

TORRES, S. Z. D. M. Adolescências: diferentes contextos, diferentes histórias. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1884/16681>. Acesso em: 18 dez 2023.

VALENTE, G. A. A presença oculta da religiosidade na prática docente. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-17122015-110530>. Acesso em: 18 dez. 2023.

VIEIRA, Marili Moreira da Silva. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária do professor na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese (Doutorado). Educação: Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16534>. Acesso em: 18 dez 2023.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, n. 52: p. 546-553, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x>. Acesso em: 22 ago 2022.

Published

2024-10-21

How to Cite

Ferreira, P. V., & Maria Nigro de Souza Placco, V. (2024). Education and spirituality: an integrative review of the literature. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 36–58. Retrieved from https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2241

Issue

Section

Artigos de temática livre