Concepções de espiritualidade na educação de jovens e adolescentes

uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

Palabras clave:

Espiritualidade, Educação, Revisão integrativa

Resumen

Com o propósito de identificar as diferentes concepções de espiritualidade nos estudos atuais e, principalmente, no contexto educacional, foi realizada uma revisão integrativa tendo como base pesquisas publicadas nos bancos de dados bibliográficos: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Scientific Electronic Library Online – SciELO, no período que abrange os anos de 2004 a 2018. A categorização, constatou a existência de cinco concepções distintas de espiritualidade: 1) Espiritualidade como fator protetivo; 2) Espiritualidade como parte do ser integral; 3) Espiritualidade como sentido da vida; 4) Espiritualidade como um valor e; 5) Espiritualidade em relação com a religiosidade. Apesar de as pesquisas apresentarem focos distintos, elas não apresentam uma divergência. Apenas há uma mudança de ênfase em uma ou outra particularidade que envolva a espiritualidade. Também ficou evidente que existe alguma distinção entre religiosidade e espiritualidade, embora haja uma estreita relação entre as duas concepções.

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Biografía del autor/a

Patrick Vieira Ferreira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutorando em Educação pela PUC-SP, Doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pela UMESP, possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste e graduação em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. E-mail: prpatrickvf@gmail.com             

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: veraplacco7@gmail.com

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Publicado

2024-10-21

Cómo citar

Ferreira, P. V., & Maria Nigro de Souza Placco, V. (2024). Concepções de espiritualidade na educação de jovens e adolescentes: uma revisão integrativa da literatura. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 36–58. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2241

Número

Sección

Artigos de temática livre