Elementos espirituais em licenciaturas indígenas

contribuições para a espiritualidade na educação escolar

Autores

  • Beatriz Osorio Stumpf Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Ana Luisa Teixeira de Menezes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Espiritualidade; Licenciaturas indígenas; Educação escolar.

Resumo

o artigo traz considerações no sentido de contribuir para reflexões sobre espiritualidade na educação escolar, tendo como base a identificação da presença de elementos espirituais em licenciaturas indígenas, a partir de pesquisa de doutorado. O texto reúne constatações da investigação em diálogo com outros autores, principalmente o filósofo argentino Rodolfo Kusch. A metodologia segue duas abordagens complementares: etnografia e cartografia. Reflexões ressaltam a relevância dos saberes e práticas de povos originários, com seus componentes afetivos, simbólicos, ritualísticos, artísticos e comunitários. Esses elementos apresentam potencialidades de serem trazidos para a educação escolar, por meio de espaços vivenciais, dialógicos e reflexivos, provocando expressões através de diversas linguagens artísticas.

DOI: https://doi.org/10.29327/256659.13.1-1

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Biografia do Autor

Beatriz Osorio Stumpf, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

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Publicado

14-07-2022

Como Citar

Beatriz Osorio Stumpf, & Ana Luisa Teixeira de Menezes. (2022). Elementos espirituais em licenciaturas indígenas: contribuições para a espiritualidade na educação escolar. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 12–29. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2140

Edição

Seção

Seção temática: educação e espiritualidade