Contextualizações do Ensino Religioso na educação pública municipal de Juazeiro do Norte – Ceará
diálogos possíveis
Palavras-chave:
Educação, Ensino Religioso, Educação para o DiálogoResumo
O objeto desse é artigo contextualizar a realidade do Ensino Religioso no município de Juazeiro do Norte – Ceará, com vistas à percepção de aberturas para o diálogo inter-religioso nas práticas pedagógicas. Subsidiados pelo Círculo Reflexivo Biográfico como dispositivo de pesquisa na vertente qualitativa, empreendemos discussões entre os líderes pedagógicos do Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação e os docentes desse componente curricular. Ficou evidenciado que a abertura para o conhecimento dos fenômenos religiosos local e universal como objetivo de aprendizagem pode contribuir para que as crianças e adolescentes estejam inseridas na proposta de formação integral que vise: uma melhor compreensão da sociedade e do mundo, o reconhecimento da liberdade de expressão religiosa e não religiosa, e a promoção e a defesa da dignidade humana.
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