Contextualizações do Ensino Religioso na educação pública municipal de Juazeiro do Norte – Ceará
diálogos possíveis
Palabras clave:
Educação, Ensino Religioso, Educação para o DiálogoResumen
O objeto desse é artigo contextualizar a realidade do Ensino Religioso no município de Juazeiro do Norte – Ceará, com vistas à percepção de aberturas para o diálogo inter-religioso nas práticas pedagógicas. Subsidiados pelo Círculo Reflexivo Biográfico como dispositivo de pesquisa na vertente qualitativa, empreendemos discussões entre os líderes pedagógicos do Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação e os docentes desse componente curricular. Ficou evidenciado que a abertura para o conhecimento dos fenômenos religiosos local e universal como objetivo de aprendizagem pode contribuir para que as crianças e adolescentes estejam inseridas na proposta de formação integral que vise: uma melhor compreensão da sociedade e do mundo, o reconhecimento da liberdade de expressão religiosa e não religiosa, e a promoção e a defesa da dignidade humana.
Descargas
Citas
BOFF, Leonardo. A convivialidade necessária para a humanidade não perecer. Jornal O Tempo – Belo Horizonte, publicado em 14/12/12 – Opinião. Disponível em http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/leonardo-boff/a-convivialidade-necess%C3%A1ria-para-a-humanidade-n%C3%A3o-perecer-1.736. Acesso em 11 de abrilde 2021.
BRASIL. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ceará – Juazeiro do Norte. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama. Acesso em 10 de abril de 2021.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de Junho de 2014. Aprova: Plano Nacional de Educação – PNEe dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 de abril de 2021.
COSTELLA, Domênico. O fundamento epistemológico do Ensino Religioso. JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (org.). O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champgnat, 2004.
FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. 9º ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
MORIN, Edgar. O Método 6 – Ética. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. A Ética do Sujeito Responsável. CARVALHO Edgar de Assis (et. al.) (org.). Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.Trad.de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2° ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
PAPA FRANCISCO. Discurso do Papa Francisco aos participantes da plenária do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso. CNBB – Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso. Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso. Documentação,ano 02, n. 02, jan.-julho de 2014. p. 137-138.
PMJN - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.Plano Municipal de Educação. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Conselho Municipal de Educação. Impresso. Juazeiro do Norte: PMJN, SEDUC, CME, 2015.
SME. Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte – Ceará. Proposta Pedagógica de Ensino Religioso. Material impresso. Juazeiro do Norte, 200_.
SOEIRO, Kelma Araújo. Currículo e Formação de Professores: Construção Coletiva Dialogada. SAMPAIO, Mariza Narciso (org). Práticas de Educação de Jovens e Adultos/complexidades, Desafios e propostas. Belo horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção estudos em EJA).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).