Contextualizações do Ensino Religioso na educação pública municipal de Juazeiro do Norte – Ceará

diálogos possíveis

Autores/as

  • Rogério Paiva Castro Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA – CNPq/UFC)
  • Ercília Maria Braga de Olinda Universidade Federal do Ceará - UFC

Palabras clave:

Educação, Ensino Religioso, Educação para o Diálogo

Resumen

O objeto desse é artigo contextualizar a realidade do Ensino Religioso no município de Juazeiro do Norte – Ceará, com vistas à percepção de aberturas para o diálogo inter-religioso nas práticas pedagógicas. Subsidiados pelo Círculo Reflexivo Biográfico como dispositivo de pesquisa na vertente qualitativa, empreendemos discussões entre os líderes pedagógicos do Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação e os docentes desse componente curricular. Ficou evidenciado que a abertura para o conhecimento dos fenômenos religiosos local e universal como objetivo de aprendizagem pode contribuir para que as crianças e adolescentes estejam inseridas na proposta de formação integral que vise: uma melhor compreensão da sociedade e do mundo, o reconhecimento da liberdade de expressão religiosa e não religiosa, e a promoção e a defesa da dignidade humana.

DOI: https://doi.org/10.2939327/256659.12.2-13

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Biografía del autor/a

Rogério Paiva Castro, Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA – CNPq/UFC)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor de Língua Portuguesa e Coordenador Pedagógico na Educação Pública Municipal em Juazeiro do Norte – Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA – CNPq/UFC). E-mail: rogeriopaivacastro@gmail.com.

Ercília Maria Braga de Olinda, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do campo das Ciências da Religião. Terapeuta holística. E-mail: erciliabragadeolinda@gmail.com

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Publicado

2021-12-16

Cómo citar

Castro, R. P., & Olinda, E. M. B. de . (2021). Contextualizações do Ensino Religioso na educação pública municipal de Juazeiro do Norte – Ceará: diálogos possíveis. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 12(2), 206–221. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1906

Número

Sección

Seção temática: Religiões no Nordeste