Educação, espiritualidade e metodologias ativas

um diálogo possível

Autores/as

  • Lucimeri Mauricio Ribeiro FAETERJ e UNIFAA
  • Mônica de Carvalho Teixeira FAETERJ e UNIFAA
  • William Teixeira Alves UGB e FAETERJ

Palabras clave:

Integralidade do ser humano; Dimensão espiritual; Práticas pedagógicas.

Resumen

o objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de diálogo entre educação, espiritualidade e metodologias ativas. E para alcançar esse objetivo, buscamos elucidar os três conceitos por meio da pesquisa qualitativa e bibliográfica, em autores da literatura educacional e por fim traçar diálogos possíveis. No processo educacional e intencional, seu fim deve ser de ajudar o educando a encontrar e realizar o sentido da própria vida e da integralidade do ser humano, incluindo a dimensão espiritual. Para isso, as metodologias que permeiam o fazer pedagógico, podem interferir nessa realização, pois a tarefa pedagógica não finaliza na aquisição cognitiva, inclui também as ações, o lado afetivo, as posturas e as convicções, unindo educador e educando.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.13.1-9

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Biografía del autor/a

Lucimeri Mauricio Ribeiro, FAETERJ e UNIFAA

Mestra em Educação pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas). Servidora Pública na FAETERJ e Docente no UNIFAA.

Mônica de Carvalho Teixeira, FAETERJ e UNIFAA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente e coordenadora dos cursos de Pedagogia na FAETERJ e UNIFAA.

William Teixeira Alves, UGB e FAETERJ

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente na UGB e FAETERJ, assessor pedagógico na SEME de Barra do Piraí (RJ).

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Lucimeri Mauricio Ribeiro, Mônica de Carvalho Teixeira, & William Teixeira Alves. (2022). Educação, espiritualidade e metodologias ativas: um diálogo possível. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 155–169. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2148

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade