Educação, espiritualidade e metodologias ativas
um diálogo possível
Palabras clave:
Integralidade do ser humano; Dimensão espiritual; Práticas pedagógicas.Resumen
o objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de diálogo entre educação, espiritualidade e metodologias ativas. E para alcançar esse objetivo, buscamos elucidar os três conceitos por meio da pesquisa qualitativa e bibliográfica, em autores da literatura educacional e por fim traçar diálogos possíveis. No processo educacional e intencional, seu fim deve ser de ajudar o educando a encontrar e realizar o sentido da própria vida e da integralidade do ser humano, incluindo a dimensão espiritual. Para isso, as metodologias que permeiam o fazer pedagógico, podem interferir nessa realização, pois a tarefa pedagógica não finaliza na aquisição cognitiva, inclui também as ações, o lado afetivo, as posturas e as convicções, unindo educador e educando.
Descargas
Citas
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas? Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002.
AZEVEDO, Márcio Adriano de. Avaliação do programa escola ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas: a experiência em Jardim do Seridó/RN (1998-2009). Tese (doutorado em Educação). Natal:Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
BOFF, Leonardo. Espiritualidade, dimensão esquecida e necessária. 2005. Disponível em http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/espiritualidade.htm. Acesso em 20/06/2021.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, n. 19, abril de 2002. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/. Acesso em 10/05/2021.
BUBER, Martin. Eu e tu. Trad.e notas por Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/59906693/Martin-Buber-Eu-e-Tu#. Acesso em 10/09/2021.
BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creatingexcitement in the-classroom. Washington, DC: Eric Digests, 1991. Disponível em www.eric.ed.gov/ PDFS/ED340272.pdf. Acesso em 02/03/2022.
CANDAU, Vera Maria. (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARVALHO, Frank Viana. Aprendizagem Cooperativa: Metodologias ativas através do Pedagogia da cooperação. (Documento on-line, sem data) Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislati-va/comissoes/comissoesermanentes/ce/noticias/FRANKCARVALHOIFSP270819.pdf. Acesso em 10/07/2021.
CARVALHO, Frank Viana. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. São Paulo: Scortecci, 2015.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de valores: um enfoque transdisciplinar. MOLL, Jaqueline (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. pp. 106-117.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 1996.
DEWEY, John. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia como Prática da Liberdade. (Recurso eletrônico – Formato: ePub). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999.
INCONTRI, Dora. Educação e Espiritualidade: Interfaces e Perspectivas. Editora Comenius, 2010.
MITRE, Sandra Minardi (et.al.). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências e saúde coletiva [online]. vol. 13, 2008. pp.2133-2144. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232008000900018. Acesso em 06/04/2021.
MORAN, José; BACICH, Lilian (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproxi-mações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José. Redesenhando os caminhos da educação. Disponível em https://moran10.blogspot.com/2022/01/redesenhando-os-caminhos-da-educacao.html. Acesso em 02/02/2022.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2°. ed. (ampl.). São Paulo: EPU, 2017.
RÖHR, Ferdinand (org.). Educação e Espiritualidade: contribuição para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Diálogos em Educação. 2. ed.(rev.). Recife: Educação Universitária da UFPE, 2012.
VASCONCELOS, MYRVIA FERREIRA DE. A espiritualidade numa concepção de educação que compreende a integralidade humana. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).