Education, spirituality and active methodologies
a possible dialogue
Keywords:
Integrality of the human being; Spiritual dimension; Pedagogical practices.Abstract
the objective of this study was to verify the possibility of dialogue between education, spirituality, and active methodologies. To reach this goal, we sought to elucidate the three concepts by means of qualitative and bibliographic research, using authors from the educational literature and, finally, to trace possible dialogues. In the educational and intentional process, its purpose should be to help the learner to find and realize the meaning of life itself and the integrality of the human being, including the spiritual dimension. For this, the methodologies that permeate the pedagogical process can interfere in this realization, because the pedagogical task does not end in the cognitive acquisition, but also includes actions, the affective side, postures, and convictions, uniting educator and student.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas? Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002.
AZEVEDO, Márcio Adriano de. Avaliação do programa escola ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas: a experiência em Jardim do Seridó/RN (1998-2009). Tese (doutorado em Educação). Natal:Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
BOFF, Leonardo. Espiritualidade, dimensão esquecida e necessária. 2005. Disponível em http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/espiritualidade.htm. Acesso em 20/06/2021.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, n. 19, abril de 2002. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/. Acesso em 10/05/2021.
BUBER, Martin. Eu e tu. Trad.e notas por Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/59906693/Martin-Buber-Eu-e-Tu#. Acesso em 10/09/2021.
BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creatingexcitement in the-classroom. Washington, DC: Eric Digests, 1991. Disponível em www.eric.ed.gov/ PDFS/ED340272.pdf. Acesso em 02/03/2022.
CANDAU, Vera Maria. (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARVALHO, Frank Viana. Aprendizagem Cooperativa: Metodologias ativas através do Pedagogia da cooperação. (Documento on-line, sem data) Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislati-va/comissoes/comissoesermanentes/ce/noticias/FRANKCARVALHOIFSP270819.pdf. Acesso em 10/07/2021.
CARVALHO, Frank Viana. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. São Paulo: Scortecci, 2015.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de valores: um enfoque transdisciplinar. MOLL, Jaqueline (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. pp. 106-117.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 1996.
DEWEY, John. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia como Prática da Liberdade. (Recurso eletrônico – Formato: ePub). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999.
INCONTRI, Dora. Educação e Espiritualidade: Interfaces e Perspectivas. Editora Comenius, 2010.
MITRE, Sandra Minardi (et.al.). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências e saúde coletiva [online]. vol. 13, 2008. pp.2133-2144. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232008000900018. Acesso em 06/04/2021.
MORAN, José; BACICH, Lilian (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproxi-mações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José. Redesenhando os caminhos da educação. Disponível em https://moran10.blogspot.com/2022/01/redesenhando-os-caminhos-da-educacao.html. Acesso em 02/02/2022.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2°. ed. (ampl.). São Paulo: EPU, 2017.
RÖHR, Ferdinand (org.). Educação e Espiritualidade: contribuição para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Diálogos em Educação. 2. ed.(rev.). Recife: Educação Universitária da UFPE, 2012.
VASCONCELOS, MYRVIA FERREIRA DE. A espiritualidade numa concepção de educação que compreende a integralidade humana. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).