“Um tesouro que ficou escondido”: ressignificações de signos antigos no Festival de Música Católica Cristo é Nosso Show / “A treasure that was hidden”: resignifications of old signs at the Christ is Our Show Catholic Music Festival
Resumen
Neste artigo, procuramos analisar a utilização de signos tradicionais durante a realização do 12º Festival de Música Católica Cristo é Nosso Show (FMC), evento ligado ao carismatismo católico. Realizamos observação participante na edição de 2019, coletamos documentos nas principais mídias informativas e realizamos uma entrevista com o apresentador do FMC. Percebemos a tentativa de enaltecer a tradição, por meio da ressignificação de práticas, rituais e simbologias apresentadas como santas e purificadas de elementos culturais contemporâneos. A análise do FMC permite especular sobre a rica diversidade de expressões que compõe o catolicismo brasileiro, elementos de um “mosaico” que se pretende “uno”, mas distante de um modelo hegemônico.
Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Igreja Católica. Carismatismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).