Infância, religião e escola: O que as crianças falam de religião na escola? / Childhood, religion and school: What children talk about in school?
Resumo
O texto apresenta o percurso metodológico de pesquisa realizada com crianças e adultos no espaço escolar, dentro e fora de sala de aula (nas horas vagas, no recreio e em eventos fora do espaço escolar), para conhecer e escutar o que as crianças praticam, escutam e falam sobre a religião em uma perspectiva de percepção, compreensão e modos de reconhecimento do outro a partir dos estudos do filósofo do diálogo Martin Buber (2001, 2014) e da linguagem, Mikhail Bakhtin (2003, 2008), referenciais teóricos adotados a fim de capturar o diálogo, estruturado na linguagem que atravessa a vida e a vida é por ela atravessada, é produção humana acontecida na história. Nesse percurso, entrevistas e observações são caminhos para compreender formas de interação e ações dos e entre os sujeitos constituindo desafios que caracterizaram a observação com crianças em um olhar comprometido em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações, ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadores dos diálogos.
Palavras-chave: Criança. Escuta. Diálogo. Religião. Escola.
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