Infância, religião e escola: O que as crianças falam de religião na escola? / Childhood, religion and school: What children talk about in school?

Autores/as

Resumen

O texto apresenta o percurso metodológico de pesquisa realizada com crianças e adultos no espaço escolar, dentro e fora de sala de aula (nas horas vagas, no recreio e em eventos fora do espaço escolar), para conhecer e escutar o que as crianças praticam, escutam e falam sobre a religião em uma perspectiva de percepção, compreensão e modos de reconhecimento do outro a partir dos estudos do filósofo do diálogo Martin Buber (2001, 2014) e da linguagem, Mikhail Bakhtin (2003, 2008), referenciais teóricos adotados a fim de capturar o diálogo, estruturado na linguagem que atravessa a vida e a vida é por ela atravessada, é produção humana acontecida na história. Nesse percurso, entrevistas e observações são caminhos para compreender formas de interação e ações dos e entre os sujeitos constituindo desafios que caracterizaram a observação com crianças em um olhar comprometido em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações, ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadores dos diálogos.

Palavras-chave: Criança. Escuta. Diálogo. Religião. Escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosiane Brandão Siqueira Alves, PUC-RIO

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio (2020) Mestre em Educação pela PUC-Rio (2019). Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio -2016) e História Contemporânea (UFF-2010). Professora (SEEDUC-RJ). Membro do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura – INFOC (PUC-Rio). E-mail

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Brandão Siqueira Alves, R. (2020). Infância, religião e escola: O que as crianças falam de religião na escola? / Childhood, religion and school: What children talk about in school?. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(1), 144–168. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1722

Número

Sección

Artigos de temática livre