O Ensino Religioso nas práticas pedagógicas em uma perspectiva de educação popular

Autores

  • Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos

Resumo

Este artigo é fruto da minha Dissertação de Mestrado, na qual faço um recorte da pesquisa que foi concluída, cujo objetivo foi analisar os fundamentos do Ensino Religioso na ótica da diversidade nos procedimentos metodológicos trabalhados na sala do canteiro-escola da proposta educativa de um Programa que desenvolve atividades pedagógicas em uma perspectiva de Educação Popular (Escola Zé Peão/PEZP), extraindo através das entrevistas com alguns educadores percepções acerca do Ensino Religioso articulado com o currículo do referido Programa. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa com delineamento explicativo bibliográfico. Diane do que foi analisado podemos refletir e concluir que o Ensino Religioso ainda não foi contemplado no currículo do Programa devido à falta de conhecimento e pelo estereótipo de que esse ensino tem caráter confessional, gerando assim um preconceito e uma rejeição de não querer reconhecer esse o Ensino Religioso nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-05-2020

Como Citar

Santos, M. A. R. dos. (2020). O Ensino Religioso nas práticas pedagógicas em uma perspectiva de educação popular. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 10(2), 165–184. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1657