Ciência da religião e ciências sociais: aproximações e distanciamentos

Autores/as

  • Elisa Rodrigues UNICAMP

Palabras clave:

Estudos de religião, ciências sociais, religião

Resumen

Este artigo discute a possibilidade de aproximação teórica e metodológica entre ciências sociais e ciência da religião. Com base na bibliografia disponível, pretende-se contribuir ao debate pela caracterização do campo e pela problematização da assimetria positiva que elege áreas do conhecimento legítimas de um lado e áreas marginais do outro. Essa diferenciação projeta-se ao nível do fenômeno religioso, a ponto de submetê-lo à concreção e à suspensão da temporalidade. A postura metodológica positiva nega tanto ao cientista quanto ao que lhe interessa, isto é, a religião, a experiência e linguagem religiosa, a temporalidade e o dinamismo como traços de ambos, agentes-agências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Rodrigues, UNICAMP

Bacharel em Sociologia e Política (FESPSP), Mestre e Doutora em Ciências da Religião (UMESP). Doutoranda em Ciências Sociais (UNICAMP). Pesquisa religiões neo-pentecostais, o uso e a agência de objetos religiosos, a relação entre religião e espaço público.

Publicado

2011-05-02

Cómo citar

Rodrigues, E. (2011). Ciência da religião e ciências sociais: aproximações e distanciamentos. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 2(1, Jan-Jun), 65–79. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/44

Número

Sección

Artigos de temática livre