“Sem religião” no Brasil: um grupo que ainda não ultrapassou a perspectiva religiosa? / “Brazilian nonreligious”: a segment that has not yet overcome the religious perspective?
Palavras-chave:
Sem religião. Religião e sociedade. Interculuralidade.Resumo
O descritor sem religião identificado nos censos oficiais brasileiros tem despertado o interesse dos pesquisadores das ciências da religião e da teologia no intuito de buscar compreender qual o perfil e a racionalidade que move esses brasileiros que se declararam sem religião. Quais críticas estariam veladas nesta auto declaração? Como aproximar-se do tema sem cair na perspectiva das religiões tradicionais que estão perdendo membros que se deslocam em milhões para compor esse novo segmento no campo religioso brasileiro? E mais, quão novo seria esse grupo dos sem religião em perspectiva histórica comparada? Essas são algumas questões iniciais que moveram essa pesquisa. Por meio de uma breve revisão bibliográfica, buscou-se levantar algumas questões sobre essa temática. De importância capital é a abordagem a partir da noção de interculturalidade, como instrumento que permitiria apreciar positivamente os diversos grupos do campo cultural e religioso brasileiro. Cada um, inclusive os auto-declarados sem religião, teriam algo para contribuir ao entendimento das religiões e suas tradições no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-10-2018
Como Citar
Oliveira, D. M. de, & Brotto, J. C. de P. (2018). “Sem religião” no Brasil: um grupo que ainda não ultrapassou a perspectiva religiosa? / “Brazilian nonreligious”: a segment that has not yet overcome the religious perspective?. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 9(1, jan-jul), 217–231. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1521
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).