Ensino Religioso

orientações curriculares e as novas implementações no município de Vila Velha (ES)

Autores/as

  • Alexandre Camelo Tavares PUC Minas

Palabras clave:

Religião, Ensino Religioso, Currículo, Implementações pedagógicas

Resumen

O presente estudo tem como objetivo discutir como as Orientações Curriculares as Novas Implementações Pedagógicas no Ensino Religioso que vêm sendo colocadas na pauta da educação. Após discutir sobre esses fatos, perceber-se a importância de alguns fatores para colaborar com o currículo do ensino religioso e contribuindo com as novas implementações pedagógicas. Contudo, fez-se uma pesquisa exploratória, integrada a pesquisa documental e uma reflexão aprofundada do tema em questão. Dessa forma, concluiu-se que, certamente o currículo tem enfoque no “saber de si”, como componente obrigatório, integrado ao Projeto Político Pedagógico para promoção da cultura da paz e da cidadania. Reconhece-se a complexidade do currículo no Ensino Religioso e observa-se que pode haver mudanças na postura, assim como no fazer pedagógico dos docentes, de forma compreender sobre essa área do conhecimento, munidos de uma fundamentação teórica sólida, com habilidades de análise e reflexão crítica sobre os formatos que compõem e influenciam o contexto escolar.

 

DOI: https://doi.org/10.29327/256659.13.2-14

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Biografía del autor/a

Alexandre Camelo Tavares, PUC Minas

Doutorando em Ciência das Religiões pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. Professor efetivo na Educação Básica em duas cadeiras na rede municipal de Educação de Vila Velha. Diretor da UMEF Professor Antônio Lorenzutti.

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Publicado

2023-01-23

Cómo citar

Tavares, A. C. (2023). Ensino Religioso: orientações curriculares e as novas implementações no município de Vila Velha (ES). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(2), 242–254. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2197