O museu virtual como ferramenta para o ensino religioso

Autores/as

  • Daniela Cordovil Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palabras clave:

Patrimônio religioso; Museu virtual; Educação patrimonial; Ensino religioso; Espiritualidade.

Resumen

este artigo analisa o uso do museu virtual como ferramenta para o ensino religioso a partir do estudo do processo de construção de um museu virtual do patrimônio religioso católico de Belém, Pará, por estudantes do curso de licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará. O museu virtual em formato de website foi criado a partir de um levantamento de campo sobre bens patrimoniais realizado no centro histórico de Belém, Pará. O website foi criado com o objetivo de tornar estas informações disponíveis para o público através de processos educativos desenvolvidos com auxílio da tecnologia. Como conclusão da pesquisa pode-se afirmar que a educação patrimonial por meio de ferramentas digitais é uma metodologia aplicável ao ensino religioso, pois possibilita um conhecimento sobre o patrimônio religioso voltado para sua relevância enquanto locais de aproximação com o sagrado e com a espiritualidade.

DOI: https://doi.org/10.293227/256659.13.1-12

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Biografía del autor/a

Daniela Cordovil, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra.

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Daniela Cordovil. (2022). O museu virtual como ferramenta para o ensino religioso. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(1), 202–217. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2152

Número

Sección

Seção temática: educação e espiritualidade