Interface entre Midiatização e Mercado Religioso a partir do estudo da emissora católica Rádio São José
Palabras clave:
Comunicação, Religião, Midiatização, Mercado Religioso, Rádio São José, AmapáResumen
O artigo procura apresentar uma análise sobre a inserção da Rádio São José no cenário midiático religioso amapaense, observado sob uma perspectiva histórica e conceitual que envolve pensar esse campo em um cenário de concorrência religiosa e midiatização. Para tal, apresentamos uma abordagem histórica que observa a comunicação na interface com a Igreja Católica, destacando as perspectivas comunicacionais que orientam os protocolos de comunicação dessas instituições religiosas com a sociedade. Por meio da análise das entrevistas com atores que integram a Rádio São José e da grade de programação, indicamos as matrizes gerais que orientam a ação midiática deste veículo no Amapá. Como considerações gerais, destacamos na atuação da Rádio São José a predominância de um modelo de comunicação que privilegia o fazer, na apropriação instrumental dos meios de comunicação em um processo educativo pela mídia voltado à evangelização do tipo difusionista da doutrina da Igreja, que se distancia dos desafios conceituais, técnicos e políticos observados em estratégias e políticas de comunicação que marcam a relação do campo religioso e do campo midiático em um contexto de concorrência no mercado religioso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).