Interface entre Midiatização e Mercado Religioso a partir do estudo da emissora católica Rádio São José

Autores/as

  • Antonio Carlos Sardinha Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Marcos Vinícius de Freitas Reis Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Danilo Silva de Oliveira Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palabras clave:

Comunicação, Religião, Midiatização, Mercado Religioso, Rádio São José, Amapá

Resumen

O artigo procura apresentar uma análise sobre a inserção da Rádio São José no cenário midiático religioso amapaense, observado sob uma perspectiva histórica e conceitual que envolve pensar esse campo em um cenário de concorrência religiosa e midiatização. Para tal, apresentamos uma abordagem histórica que observa a comunicação na interface com a Igreja Católica, destacando as perspectivas comunicacionais que orientam os protocolos de comunicação dessas instituições religiosas com a sociedade. Por meio da análise das entrevistas com atores que integram a Rádio São José e da grade de programação, indicamos as matrizes gerais que orientam a ação midiática deste veículo no Amapá. Como considerações gerais, destacamos na atuação da Rádio São José a predominância de um modelo de comunicação que privilegia o fazer, na apropriação instrumental dos meios de comunicação em um processo educativo pela mídia voltado à evangelização do tipo difusionista da doutrina da Igreja, que se distancia dos desafios conceituais, técnicos e políticos observados em estratégias e políticas de comunicação que marcam a relação do campo religioso e do campo midiático em um contexto de concorrência no mercado religioso.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.12.1-15

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Sardinha, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Comunicação, integra o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas
e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Marcos Vinícius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Docente do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT), do Mestrado Acadêmico em História Social (UNIFAP) e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES-UNIFAP). Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Danilo Silva de Oliveira, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integra o Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES-UNIFAP).

Publicado

2021-05-13

Cómo citar

Antonio Carlos Sardinha, Reis, M. V. de F. ., & Oliveira, D. S. de . (2021). Interface entre Midiatização e Mercado Religioso a partir do estudo da emissora católica Rádio São José. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 12(1), 258–282. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1820

Número

Sección

Artigos de temática livre