Interface between Mediatization and Religious Market from the study of the Catholic broadcaster Rádio São José

Authors

  • Antonio Carlos Sardinha Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Marcos Vinícius de Freitas Reis Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Danilo Silva de Oliveira Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Keywords:

Comunicação, Religião, Midiatização, Mercado Religioso, Rádio São José, Amapá

Abstract

O artigo procura apresentar uma análise sobre a inserção da Rádio São José no cenário midiático religioso amapaense, observado sob uma perspectiva histórica e conceitual que envolve pensar esse campo em um cenário de concorrência religiosa e midiatização. Para tal, apresentamos uma abordagem histórica que observa a comunicação na interface com a Igreja Católica, destacando as perspectivas comunicacionais que orientam os protocolos de comunicação dessas instituições religiosas com a sociedade. Por meio da análise das entrevistas com atores que integram a Rádio São José e da grade de programação, indicamos as matrizes gerais que orientam a ação midiática deste veículo no Amapá. Como considerações gerais, destacamos na atuação da Rádio São José a predominância de um modelo de comunicação que privilegia o fazer, na apropriação instrumental dos meios de comunicação em um processo educativo pela mídia voltado à evangelização do tipo difusionista da doutrina da Igreja, que se distancia dos desafios conceituais, técnicos e políticos observados em estratégias e políticas de comunicação que marcam a relação do campo religioso e do campo midiático em um contexto de concorrência no mercado religioso.

DOI: https://doi.org/10.293327/256659.12.1-15

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Carlos Sardinha, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Comunicação, integra o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas
e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Marcos Vinícius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Docente do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT), do Mestrado Acadêmico em História Social (UNIFAP) e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES-UNIFAP). Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Danilo Silva de Oliveira, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integra o Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES-UNIFAP).

Published

2021-05-13

How to Cite

Antonio Carlos Sardinha, Reis, M. V. de F. ., & Oliveira, D. S. de . (2021). Interface between Mediatization and Religious Market from the study of the Catholic broadcaster Rádio São José. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 12(1), 258–282. Retrieved from https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1820

Issue

Section

Artigos de temática livre