Estudo sobre a relação entre o discurso dos docentes da disciplina de Ensino Religioso e a laicidade em Londrina (PR) e região (2018-2019)

Autores/as

Resumen

Este artigo discute a disciplina de Ensino Religioso (ER) na contemporaneidade, o processo de (re)formulação na Rede Pública de Ensino no contexto da publicação da Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017) e entender como se fundamenta o discurso dos docentes-sujeitos acerca da laicidade. Partimos de uma metodologia de investigação bibliográfica, eletrônica, documental e observação de campo no ambiente escolar, especificamente nas aulas de ER, em um colégio na Zona Sul de Londrina-PR, durante o primeiro semestre de 2019. Como resultado foi identificada a necessidade de uma formação profissional de professores voltada à diversidade religiosa, contemplando as múltiplas matrizes e expressões, a qual busque respeitar os direitos básicos e a coexistência religiosa a partir da BNCC (2017).

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Biografía del autor/a

Vinicius dos Santos Moreno Bustos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Ciências Sociais e graduando no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina. Foi pesquisador do OBEDUC (Programa Observatório da Educação /CAPES/Ciências Sociais UEL). Participa do projeto de pesquisa do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR - UEL), é colaborador do projeto de pesquisa "SEDIMENTAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO RELIGIOSO (2018-2021)", e é colaborador do subprojeto "Uma análise comparativa das múltiplas desigualdades sócioeducacionais nas microrregiões do Paraná". Atualmente ingresso no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina.

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais, da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado e da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Ditadura Militar e Religiões; Educação e Ensino Religioso; Extensão e Educação; Trabalho: cooperativismo e Economia Solidária.

Matheus Henrick Pallisser Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina (2017), Intercâmbio em Sociologia na Universidade Beira do Interior - Portugal (2020), membro do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades". Pesquisa BNCC - ER, Invisibilidade das Religiões Afro e Indígenas na Disciplina de Ensino Religioso e Laicidade do Ensino Religioso e participa do Projeto de Extensão "Práxis Itinerante: Novas Perspectivas para a Juventude e Populações Vulneráveis".

Publicado

2021-03-05

Cómo citar

Bustos, V. dos S. M., Lanza, F. ., & Silva, M. H. P. (2021). Estudo sobre a relação entre o discurso dos docentes da disciplina de Ensino Religioso e a laicidade em Londrina (PR) e região (2018-2019) . PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(2), 125–146. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1736

Número

Sección

Artigos de temática livre