Clama itaque, clama, ne cesses: a trajetória do periódico O Apostolo em defesa da educação católica / Clama itaque, clama, ne cesses: the trajectory of the journal O Apostolo in defense of Catholic education
Resumen
O presente artigo tem como tema as percepções sobre educação do periódico católico O Apostolo no século XIX. O objetivo é compreender a participação desse jornal na esfera pública no que diz respeito aos debates sobre educação. Para isso, procuro situá-lo quanto à sua filiação ideológica, perceber as nuances de seu perfil editorial e sua atuação no campo educacional. Esse exercício mostrou que o periódico católico em pauta adotou uma perspectiva prescritiva em detrimento do debate pedagógico especializado. O Apostolo defendia, essencialmente, a educação religiosa usando sua força para orientar as famílias nos cuidados com a educação de seus filhos. Segundo o periódico, a recompensa seria a formação de brasileiros moralmente fortes e, por consequência, uma sociedade livre do mal.
Palavras-chave: História da Educação. Imprensa católica. Movimento ultramontano. Educação católica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).