Liturgia e marketing religioso: uma análise dos testemunhos no “Congresso para o Sucesso” iurdiano

Autores/as

  • Sarita dos Santos Carvalho
  • Breno Martins Campos PUC-Campinas

Resumen

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é a mais conhecida igreja brasileira com fundamentos na teologia da prosperidade e excelente estrutura midiática. Em sua programação na TV e internet, a IURD veicula encontros diversos a fim de atingir públicos específicos. Dentre eles há o Congresso para o Sucesso (CpS), que incentiva o empreendedorismo de sucesso àqueles que dele participam. Este artigo trata do que produzem os testemunhos de sucesso dos fiéis que frequentam o CpS iurdiano, com base teórica na Análise do Discurso (AD) e nas técnicas de persuasão da propaganda (relacionadas, sobretudo, às técnicas de conversão religiosa). Procura-se demonstrar que esses testemunhais não são apenas parte litúrgica dos encontros na IURD, mas fortes elementos de propaganda institucional religiosa. A AD e as técnicas de persuasão apontam caminhos para desvendar elementos-chave de um discurso autoritário e regido por líderes eclesiásticos.

Palavras-chave: IURD. Testemunho. Análise do Discurso. Liturgia. Marketing.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarita dos Santos Carvalho

Mestra em Ciências da Religião (PUC-Campinas).

Breno Martins Campos, PUC-Campinas

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (PUC-Campinas).

Publicado

2019-12-24

Cómo citar

dos Santos Carvalho, S., & Martins Campos, B. (2019). Liturgia e marketing religioso: uma análise dos testemunhos no “Congresso para o Sucesso” iurdiano. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 10(1), 127–155. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1527

Número

Sección

Artigos de temática livre