Igrejas e comunidades underground’s: novos modelos eclesiais? / Churches and Underground Communities: new ecclesial models?

Autores/as

  • Flávio Lages Rodrigues

Palabras clave:

Tribos Urbanas. Juventude. Rock. Religião e Contemporaneidade. Religião e Cultura.

Resumen

Este artigo levanta o questionamento a princípio sobre novos modelos de igreja na atualidade que podem estar em choque com os velhos modelos e exigem uma espiritualidade e práticas religiosas que façam sentido para os jovens que estão nas grandes metrópoles. Na análise da Comunidade Caverna de Adulão, em Belo Horizonte, e de outras comunidades e igrejas no Brasil, observou-se como ocorre a construção da relação entre cultura e religião com os jovens adeptos da música rock nas tribos urbanas headbangers. Essa construção relacional entre cultura e religião ocorre pela possibilidade de utilizar elementos culturais nas práticas religiosas na pós-modernidade. O que aponta não para um novo modelo de igreja, mas para novas leituras e releituras de expressões culturais juvenis e a socialidade que o rock proporciona. Na análise bibliográfica utilizamos como principal referencial teórico-metodológico o livro, O tempo das tribos de Michel Maffesoli.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-03-24

Cómo citar

Rodrigues, F. L. . (2018). Igrejas e comunidades underground’s: novos modelos eclesiais? / Churches and Underground Communities: new ecclesial models?. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(2, jul-dez), 185–205. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1468

Número

Sección

Comunicações