Igrejas e comunidades underground’s: novos modelos eclesiais? / Churches and Underground Communities: new ecclesial models?
Keywords:
Tribos Urbanas. Juventude. Rock. Religião e Contemporaneidade. Religião e Cultura.Abstract
Este artigo levanta o questionamento a princípio sobre novos modelos de igreja na atualidade que podem estar em choque com os velhos modelos e exigem uma espiritualidade e práticas religiosas que façam sentido para os jovens que estão nas grandes metrópoles. Na análise da Comunidade Caverna de Adulão, em Belo Horizonte, e de outras comunidades e igrejas no Brasil, observou-se como ocorre a construção da relação entre cultura e religião com os jovens adeptos da música rock nas tribos urbanas headbangers. Essa construção relacional entre cultura e religião ocorre pela possibilidade de utilizar elementos culturais nas práticas religiosas na pós-modernidade. O que aponta não para um novo modelo de igreja, mas para novas leituras e releituras de expressões culturais juvenis e a socialidade que o rock proporciona. Na análise bibliográfica utilizamos como principal referencial teórico-metodológico o livro, O tempo das tribos de Michel Maffesoli.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).