Fé desconhecida

vivências religiosas em uma escola da periferia de Campinas-SP

Autores

  • Vitor Barletta Machado PUC Campinas

Palavras-chave:

tolerância, religiosidade contemporânea, escola pública, colonialidade

Resumo

O artigo apresenta diversos resultados de projeto de extensão realizado através do programa de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em escola pública estadual da periferia de Campinas-SP, tratando sobre o tema da violência e intolerância religiosa. As atividades conduzidas com alunos do ensino fundamental visavam ajudar os alunos a compreenderem o conceito de alteridade, partindo do reconhecimento da diversidade religiosa, além de permitir a reflexão sobre o seu lugar social. Ao mesmo tempo, se reflete sobre a realidade religiosa contemporânea, marcada por uma religiosidade sem grande profundidade teológica, dadas as condições em que sua reprodução ocorre. As referências ao conceito de secularização, mercado religioso e escolha racional, auxiliam na costura das conclusões preliminares, em que temos a descrição de um mundo de presença religiosa mas sem conhecimento do religioso.

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Biografia do Autor

Vitor Barletta Machado, PUC Campinas

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutorado também em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: extensaocs@gmail.com

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

Barletta Machado, V. (2024). Fé desconhecida: vivências religiosas em uma escola da periferia de Campinas-SP. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(3), 248–271. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2400