Fé desconhecida

vivências religiosas em uma escola da periferia de Campinas-SP

Autores/as

  • Vitor Barletta Machado PUC Campinas

Palabras clave:

tolerância, religiosidade contemporânea, escola pública, colonialidade

Resumen

O artigo apresenta diversos resultados de projeto de extensão realizado através do programa de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em escola pública estadual da periferia de Campinas-SP, tratando sobre o tema da violência e intolerância religiosa. As atividades conduzidas com alunos do ensino fundamental visavam ajudar os alunos a compreenderem o conceito de alteridade, partindo do reconhecimento da diversidade religiosa, além de permitir a reflexão sobre o seu lugar social. Ao mesmo tempo, se reflete sobre a realidade religiosa contemporânea, marcada por uma religiosidade sem grande profundidade teológica, dadas as condições em que sua reprodução ocorre. As referências ao conceito de secularização, mercado religioso e escolha racional, auxiliam na costura das conclusões preliminares, em que temos a descrição de um mundo de presença religiosa mas sem conhecimento do religioso.

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Biografía del autor/a

Vitor Barletta Machado, PUC Campinas

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutorado também em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: extensaocs@gmail.com

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Barletta Machado, V. (2024). Fé desconhecida: vivências religiosas em uma escola da periferia de Campinas-SP. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(3), 248–271. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2400