Jesus histórico e a américa-latina
development and contributions in the midst of Latin American theology
Palavras-chave:
Jesus histórico, Teologia Latino-americana, SociedadeResumo
O presente artigo investiga como a Teologia Latino-americana vê o Jesus histórico e constrói sua teologia a partir dele, além de observar as implicações para a sociedade. Para tanto, faz-se necessário entender o que é esse Jesus Histórico. Entende-se o Jesus Histórico como um resultado da pesquisa científica a partir de interdisciplinaridade, que é característica da terceira fase da pesquisa sobre Jesus, a third quest. Assim, observa-se que a Teologia Latino-Americana, acolhe os resultados dessa pesquisa sobre Jesus e a partir disso constrói sua teologia, tendo uma tarefa importante, discutir fé e história. Dessa forma, os teólogos latino-americanos entenderam que o Jesus Histórico é a base da fé, de tal modo que o ponto de partida para uma cristologia latino-americana deve ser o Jesus histórico. Assim, a partir da observação histórica de Jesus, compreende-se Jesus em meio a um contexto de opressão e injustiças, o qual aplica a sua mensagem para esses contextos. Considerando que a mensagem e vida de Jesus está permeada por diversos aspectos sociais, econômicos, políticos e ideológicos, a teologia apresentada na América Latina também deveria estar envolvida em uma luta contra a opressão e injustiça social, já que o contexto político-social da América Latina está permeado por diversos tipos de opressão, exploração e injustiças.
Downloads
Referências
BINGEMER, M. C. Teologia Latino-Americana: raízes e ramos. Kindle. Rio de Janeiro: Petrópolis: PUC-Rio; Vozes, 2017.
CARVALHO, C.; PY, F. Teologia da Libertação: História, Temas e Nomes. CrossCur-rents, v. 67, n. 1, Março 2017. p. 340-364.
CROSSAN, J. D. O Jesus histórico: a vida de um camponês judeu no mediterrâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
CROSSAN, J. D. O Nascimento do Cristianismo: o que aconteceu nos anos que se seguira à execução de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2004.
CULMANN, O. Cristologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
DUNN, J. D. G. Jesus Remembered. Cambrigde U. K.: [s.n.], 2003.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2012.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GUTIERREZ, G. Teología de la Liberacíon: perspectivas. Salamanca: Seguime, 1972.
HIGUET, E. A. Medellín e o método da teologia da libertação. Estudos da Religião.São Paulo: UMESP, n. 6, 1989. p. 45-74.
HILGERT, P. R. Jesus histórico: ponto de partida da cristologia latino-americana. Petrópolis: Vozes, 1987.
MEIER, J. P. Um Judeu Marginal: repensando o Jesus Histórico. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
SCHEWEITZER, A. A busca do Jesus histórico: um estudo crítico de seu progresso. São Paulo: Novo século, 2003.
SCHMITZ, E. D. Conhecimento, Experiência, Ignorância. COENEN, L.; BROWN, C. Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, v. 1, 2000.
SEGUNDO, J. L. A História perdida e recuperada de Jesus de Nazaré: dos sinótico a Paulo. São Paulo: Paulus, 1997.
SOBRINO, J. Jesús Cristo en América Latina: su significado para le fe y la cristología. San Salvador: UCA/Editores, 1982.
SOBRINO, J. Jesus Liberador: Lectura histórico-teológica de Jesus de Nazaret. 2ª. ed. Madrid: Editora Trotta, 1991.
SOUZA, J. A Elite do Atraso: da escravidão à Lava Jato. Kindle. ed. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
STEGEMANN, W. Jesus e Seu Tempo. São Lepoldo: Sinodal; EST, 2012.
THEISSEN, G.; MERZ, A. O Jesus Histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.
WEGNER, U. Exegese do Novo Testamento: manual de metodologia. 7º ed. São Leopoldo: Sinodal, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).