Clama itaque, clama, ne cesses: a trajetória do periódico O Apostolo em defesa da educação católica / Clama itaque, clama, ne cesses: the trajectory of the journal O Apostolo in defense of Catholic education

Autores

  • Eveline Viterbo Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo tem como tema as percepções sobre educação do periódico católico O Apostolo no século XIX. O objetivo é compreender a participação desse jornal na esfera pública no que diz respeito aos debates sobre educação. Para isso, procuro situá-lo quanto à sua filiação ideológica, perceber as nuances de seu perfil editorial e sua atuação no campo educacional. Esse exercício mostrou que o periódico católico em pauta adotou uma perspectiva prescritiva em detrimento do debate pedagógico especializado. O Apostolo defendia, essencialmente, a educação religiosa usando sua força para orientar as famílias nos cuidados com a educação de seus filhos. Segundo o periódico, a recompensa seria a formação de brasileiros moralmente fortes e, por consequência, uma sociedade livre do mal.

Palavras-chave: História da Educação. Imprensa católica. Movimento ultramontano. Educação católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Viterbo Gomes, E. (2020). Clama itaque, clama, ne cesses: a trajetória do periódico O Apostolo em defesa da educação católica / Clama itaque, clama, ne cesses: the trajectory of the journal O Apostolo in defense of Catholic education. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(1), 80–98. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1729

Edição

Seção

Artigos de temática livre