Liturgia e marketing religioso: uma análise dos testemunhos no “Congresso para o Sucesso” iurdiano
Resumo
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é a mais conhecida igreja brasileira com fundamentos na teologia da prosperidade e excelente estrutura midiática. Em sua programação na TV e internet, a IURD veicula encontros diversos a fim de atingir públicos específicos. Dentre eles há o Congresso para o Sucesso (CpS), que incentiva o empreendedorismo de sucesso àqueles que dele participam. Este artigo trata do que produzem os testemunhos de sucesso dos fiéis que frequentam o CpS iurdiano, com base teórica na Análise do Discurso (AD) e nas técnicas de persuasão da propaganda (relacionadas, sobretudo, às técnicas de conversão religiosa). Procura-se demonstrar que esses testemunhais não são apenas parte litúrgica dos encontros na IURD, mas fortes elementos de propaganda institucional religiosa. A AD e as técnicas de persuasão apontam caminhos para desvendar elementos-chave de um discurso autoritário e regido por líderes eclesiásticos.
Palavras-chave: IURD. Testemunho. Análise do Discurso. Liturgia. Marketing.
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