The Position of Intuition and Revelation in the Context of Aristotle and Farabi’s Views on Reason and Knowledge

Autores

Palavras-chave:

Lógica; Aristóteles; Farabi; Razão; Método.

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar as abordagens epistemológicas e metodológicas de Aristóteles e Farabi no eixo de suas visões sobre a razão. Embora Aristóteles tenha abordado a natureza do conhecimento baseado na experiência e na observação, ele desenvolveu sistematicamente métodos como a dedução e a indução. Essa abordagem desempenhou um papel direto ou indireto na formação das ideias modernas sobre fundamentos epistemológicos. Farabi reinterpretou as ideias de Aristóteles no contexto da filosofia islâmica, abordou a relação entre razão e revelação e enfatizou o papel da razão como uma força ativa na obtenção de conhecimento pelo homem. Relacionar essas duas perspectivas é a forma de contribuir para a compreensão das interações intelectuais no contexto da lógica clássica e da filosofia islâmica, examinando como a compreensão da razão pelos dois filósofos produz resultados epistemológicos e metodológicos diferentes. Além disso, o estudo visa comparar os métodos de aquisição de conhecimento de Farabi e Aristóteles, revelar como o conhecimento é definido e quais são seus limites, e revelar os efeitos de sua compreensão da razão, do conhecimento e do método no pensamento filosófico.

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Biografia do Autor

Ayşe ACARER, Süleyman Demirel University, Türkiye

PhD. from the Faculty of Theology, Department of Philosophy and Religious Sciences E-mail: aysesavkliyildiz@sdu.edu.tr

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

ACARER, A. (2024). The Position of Intuition and Revelation in the Context of Aristotle and Farabi’s Views on Reason and Knowledge. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(3), 449–467. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2429