Preservando a cultura tibetana no Brasil: entrevista com Jigme Tsering
Palavras-chave:
Budismo Tibetano, Exílio Tibetano, Preservação cultural, Tibet HouseResumo
Nesta entrevista, Jigme Tsering, diretor executivo da Tibet House em São Paulo, discute a preservação da cultura tibetana no Brasil. Tsering descreve a missão da Tibet House, focada na promoção da filosofia budista tibetana e na preservação da cultura tibetana através de atividades culturais e educativas. Ele aborda os desafios enfrentados pelos tibetanos no exílio, a influência da cultura tibetana na América Latina e as iniciativas da Tibet House para engajar brasileiros interessados no Budismo Tibetano. A entrevista destaca a importância da preservação da identidade cultural tibetana e a contribuição da Tibet House para o diálogo intercultural e a promoção da paz.
Downloads
Referências
IANS. Over 58,000 Sri Lankan & 72,000 Tibetan refugees living in India: MHA. New Dehli. India News. Disponível em: https://www.business-standard.com/article/current-affairs/over-58-000-sri-lankan-72-000-tibetan-refugees-living-in-india-mha-122042700434_1.html. Acesso maio 2024
LAMA, Dalai. Minha Terra e meu povo. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
SPERLING, Elliot. The Tibet-China Conflict: History and Polemics. Washington: East-West Center, 2004. DIsponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/1e1d426e-4622-4511-998c-28edafd7d6e0/content Acesso maio 2024
TIBET HOUSE. Breve História. Tibet House. Sem Data. Disponível em https://tibethouse.org.br/breve-historia/ Acesso maio 2024.
U.S. DEPARTMENT OF STATE. 2022 Report on International Religious Freedom: Tibet. 2022. Disponível em: https://www.state.gov/reports/2022-report-on-international-religious-freedom/china/tibet/ Acesso maio 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).