Mulheres do bem dizer e do bem viver

Women of blessing and living well

Autores

  • Lidia Mejia Universidade de Brasília - UNB
  • Vera Margarida Lessa Catalão Universidade de Brasília - UNB

Palavras-chave:

Benzedeiras; Saberes tradicionais; Ecopedagogia do cuidado; Bioma Cerrado

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre o processo educativo do saber tradicional do ato de benzer nos dias atuais. Para isso, são apresentadas diferentes formas de resgate, aquisição e trans-missão dos saberes tradicionais, além de processos ecopedagógicos na prática do benzimento, arti-culados com a literatura sobre ecologia dos saberes, ética do cuidado e filosofia do Bem Viver. O trabalho é resultado de revisão bibliográfica, pesquisa participativa e entrevista semiestruturada com duas mulheres benzedeiras da Escola de Almas Benzedeiras de Brasília (DF). Assim, foram identificadas as possíveis convergências entre as perspectivas teóricas e as práticas presentes nas narrativas dessas mulheres para compreender como esse saber se constituiu em suas vidas e culminou em práticas de educação ambiental em bases ecopedagógicas favoráveis à sustentabilida-de social, cultural e ambiental do bioma Cerrado.

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Biografia do Autor

Lidia Mejia, Universidade de Brasília - UNB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE) da Universidade de Brasília na área de Educação Ambiental e do Campo. E-mail:
lydiamejia@hotmail.com.

Vera Margarida Lessa Catalão, Universidade de Brasília - UNB

Professora na Universidade de Brasília (UNB) e diretora de educação do Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília, doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP. E-mail: veramcatalao@gmail.com

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Publicado

21-10-2024

Como Citar

Mejia, L., & Lessa Catalão, V. M. (2024). Mulheres do bem dizer e do bem viver: Women of blessing and living well. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 126–158. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2283

Edição

Seção

Artigos de temática livre