Origens da igreja evangélica no Brasil: o movimento congregacionalista e o protagonismo de Robert Reid Kalley na capital do Império / Origins of the Evangelical Church in Brazil: the Congregationalist movement and the role of Robert Reid Kalley in the cap
Resumo
O artigo trata da implantação da primeira igreja evangélica de idioma português no Brasil, a partir da atuação do médico escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley, protagonistas do movimento congregacionalista em meados do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Conciliando pregação bíblica com ação social nas áreas da saúde e educação, a Igreja Evangélica Congregacional mudaria o percentual da hegemonia católica em território nacional. Se inicialmente o congregacionalismo, através de seus pioneiros, foi contestador da situação social, no transcorrer da sua história não manteve o mesmo discurso. É de se observar, porém, que durante o estabelecimento da primeira igreja evangélica no Brasil, esteve ao lado de líderes políticos e do poder econômico a fim de garantir, sobretudo, a liberdade de culto. Se o evangelho não deixou de ser pregado dentro de parâmetros racionais, isto indica que o público alvo do discurso congregacionalista era a elite econômica e culta, provavelmente como estratégia para influenciar os formadores de opinião na capital do Império.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).