D. Pedro II, o Oriente e os protestantes: o Imperador viajante e religioso em perspectiva / D. Pedro II, the East and the Protestants: the traveling and religious Emperor in perspective
Resumo
Este artigo aplica conhecimentos teórico-metodológicos às leituras de relatos de viagens, utilizados em pesquisas sobre personagens oitocentistas e suas narrativas, concentrando-se no diário pessoal, escrito pelo então Imperador D. Pedro II, em sua viagem à Terra Santa, no ano de 1876. Acrescentamos novos elementos sobre a perspectiva do estabelecimento dos alemães na Palestina, pela primeira vez desde as Cruzadas. Na ocasião, o Imperador se tornou o primeiro elo político-religioso entre o Brasil e a região, embora sua viagem fosse de caráter não oficial. Delimitamos o trecho Oriental da segunda viagem internacional (de três), propriamente no trecho da Palestina ou Terra Santa, para onde viajou com motivação pessoal de ordem religiosa. Em seguida, traçamos um perfil procurando entender o religioso em diálogo com outras formas de pensamento, ao reunirmos informações esparsas sobre o relacionamento do Imperador, especialmente com os protestantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).