A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão/The World Youth Day as a tourism and television Catholic merchandise
Palabras clave:
Jornada Mundial da Juventude, turismo religioso, Rede Vida de Televisão.Resumen
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013, foi um dos maiores acontecimentos católicos no Brasil. Do ponto de vista pastoral, ela marcou simbolicamente o início do pontificado do papa Francisco, gerando expectativas e também especulação quanto à eventual reação católica ao crescimento evangélico no cenário religioso nacional. Foi também mais um grande produto do turismo católico internacional e o principal evento turístico brasileiro ocorrido naquele ano. Por tais motivos, a JMJ foi amplamente coberta pela mídia secular, sendo ainda mais noticiada e explorada pelas emissoras católicas, com destaque para a televisiva e maior delas: a Rede Vida. Este artigo, oriundo de pesquisas com apoio da FAPESP, discute os aspectos midiáticos, turísticos e comerciais da JMJ, enfocando o entrecruzamento de interesses religiosos, econômicos e também políticos.
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